Skip to main content

Green Card

Pra quem não sabe os Estados Unidos faz um sorteio de 50000 Green Card todos os anos. As inscrições são online e qualquer pessoa com segundo grau completo pode participar. Foi com um certo pesar e preocupação que fiquei sabendo que a partir deste ano o Brasil não poderá mais participar do sorteio. Parece que a novela América acabou com o sonho de muitos brasileiros de ir fazer a América legalmente... a Glória Peres que se cuide!!!
Brincadeiras a parte, o Brasil está fora este ano porque mais de 50000 imigrantes brasileiros foram para os Estados Unidos nos últimos 5 anos. 50000 imigrantes brasileiros só para os Estados Unidos????!!!!
No período que fiquei em Atlanta (6 meses) conheci muitos brasileiros através do orkut e acabei fazendo muitas amizades "não virtuais". A maioria destas pessoas não estava lá fazendo faxina ou trabalhando na construção civil. Tenho observado uma nova tendencia na imigraçao de brasileiros. Me parece que os "novos" imigrantes não estão indo embora pra fugir da pobreza ou pra mandar dinheiro pra família. Muitos amigos que tenho hj no exterior tinham empregos bons por aqui e condições de ter uma vida muito confortável. Não entendo porque ninguem se pergunta o que leva estas pessoas a deixarem família, amigos e uma vida confortável pra encarar uma outra cultura, um clima mais frio, alimentação tão diferente...
Será que estas pessoas são assim tão indispensáveis ao país? Será que se houvesse a mínima perspectiva de melhora das coisas por aqui estas pessoas ainda optariam por ir embora? Será que não estamos dando de mão beijada uma mão de obra qualificada e que vai contribuir com o enriquecimento dos outros países?
Há uns anos atrás as estatísticas mostravam que a maioria dos brasileiros que iam para o exterior estudar voltavam para o Brasil após o término dos seus estudos. O que tenho visto hj são pessoas tentando sair definitivamente.
O país que erao paraiso dos imigrantes está se tornando um grande exportador de mão de obra qualificada ou não.