Skip to main content

Arte no cemitério

Somente quando entrei na faculdade é que vim conhecer a zona oeste da cidade de São Paulo. Nas duas horas dentro do ônibus que me levava de casa até a faculdade eu passava por nada menos que 4 cemitérios. Confesso que sempre gostei de cemitérios e gosto da sensação de tranquilidade que se tem dentro deles (coisa difícil na cidade de São Paulo).

Uma coisa que sempre chamava a minha atenção era o cemitério São Paulo que fica na Cardeal Arco Verde. Como pegava muito transito nesta rua levava quase uma hora pra passar pelo cemitério e podia ficar olhando os detalhes de alguns túmulos mais altos ou o muro todo branco e sempre recem pintado dele.

Nos seis anos de curso a imagem era sempre muito parecida: um dia o muro branquinho, no dia seguinte o muro todo pichado.

Após alguns anos sem passar por lá qual não foi a minha surpresa ao ver que parece que o problema está sendo resolvido! A princípio parece que a Prefeitura lançou em maio de 2005 uma campanha pra acabar com as pichações e a proposta era pintar os muros do cemitério e dos outros estabelecimentos da regiao toda manha. Alem disso a Polícia faria o patrulhamento da regiao a noite pra impedir novas pichações e prender os pichadores.

Devido a críticas de educadores quanto a repressão as subprefeituras foram buscar alternativas e para o cemitério São Paulo o que está sendo feito parece interessante: por toda a extensão do muro foram "reservados" locais para as pichações e apesar de não ser a forma de arte que mais me agrada até que ficou bom. Pelo menos ficou uma coisa mais organizada! O projeto tem o apoio da prefeitura e da Associação Comercial e envolve os pichadores e pesquisadores de arte urbana.

Saiba mais
aqui.
Veja fotos do muro
aqui.
Conheça o Projeto Aprendiz
aqui.