Skip to main content

A escrava do beija-flor


Muita gente coloca aquela aguinha com açucar pro beija-flor no seu jardim, e apesar de muita gente discordar, o fato é que eles adoram! Em geral, coloca-se aquele bebedouro cheio de florzinhas de plástico pendurado em um galho ou suporte e em pouco tempo os beija-flores encontram e tomam conta.

Como tem muitos passarinhos por aqui além do beija-flor eu resolvi colocar o bebedouro sobre a caixinha do correio e democratizei a aguinha com todo mundo (porque só o beija-flor consegue beber sem pousar).

Não demorou muito para a minha primavera ficar cheia de pássaros fazendo fila pra ir ao bebedouro e aquele bichinho tão lindo e inofensivo chamado beija-flor, começar a mostrar sua verdadeira face. Basta um passarinho se aproximar e do nada um beija-flor aparece a toda velocidade pra demarcar o seu território. Não sei bem o que eles fazem mas seja o que for afasta os passarinhos. E o beija-flor nao para por ai, mesmo o intruso tendo se afastado ele fica de guarda nos fios.

Até entre os próprios beija-flores tem concorrência e não é raro ver um atacando outro pra proteger a sua aguinha.

Esses dias, um beija-flor insistia em voar pela minha garagem fazendo aquele barulhinho característico deles. Não dei muita atenção e ele não parou tb. Qd depois de um tempo saí no portão ele vinha cheio de autoridade pra cima de mim e não sei como não me deu uma "bicada". Eu estava conversando com uma vizinha e o beija-flor me atacando!

É inacreditável, mas ele só parou quando eu coloquei uma aguinha novinha no bebedouro que estava vazio. Eu já tinha visto os passarinhos entrando na sala da casa da minha mãe "pra avisar" que a água tinha acabado; mas beija-flor dando ordens foi a primeira vez.

E agora estamos assim; quando a água acaba eu fico proibida de sair no quintal até colocar uma aguinha nova!