Skip to main content

Andando "de pé"

Hoje quando fui levar o Edu na escola ele me surpreendeu com esta:

- Mamãe, por que esses moços estão andando "de pé"?

A princípio não entendi direito o que ele quis dizer e somente vi dois homens andando na rua (parecia que estavam indo trabalhar). Então ele completou:

- Por que eles não estão com o carro deles?

Como uma boa mãe coruja eu achei esta observação o máximo! Então expliquei que algumas pessoas não têm dinheiro pra comprar um carro e que têm que andar a pé. E que aqueles moços provavelmente estavam indo pegar um ônibus.

Ele deve ter se perguntado o que significa pegar um ônibus ja que nunca andou de ônibus aqui em São Paulo e eu fui explicando que existem os pontos onde as pessoas ficam esperando os ônibus. Por coincidência muito próximo à escola tinha um ponto com uma mulher esperando e ônibus chegou no momento em que ele desceu do carro e eu pude mostrar a mulher dando sinal e entrando no ônibus. Ele ainda ficou um tempão olhando o ônibus indo embora com aquela cara de dúvida e espanto.

O próximo passo agora será eu levá-lo pra andar de ônibus e metrô pela cidade.

Achei que era um pouco cedo pra explicar que a gente tem que pagar pra andar de ônibus e que muitas daquelas pessoas que nós vimos andando pela rua estavam indo pro trabalho a pé mesmo porque não têm condições sequer de pagar o valor da passagem.