Skip to main content

Desenhos e Animações

Eu sempre adorei desenhos animados. Na minha infância eu amava o pica-pau e os Flinstones; também gostava da corrida maluca, Lip & Hardy, Mister Magoo e muitos outros.

Mas os tempos mudaram, eu cresci e agora os desenhos são outros. Alguns dos antigos ainda persistem mas muita coisa nova apareceu. Com o Eduardo peguei o costume de assistir desenhos de novo e posso dizer que assisto mais programas infantis do que outros tipos de programas. E o meu gosto e do Edu são bem parecidos; não sei quem influencia quem. É claro que temos as nossas divergências e tem alguns que eu só posso assistir de manhã enquanto ele está na escola, pode?

Um dos meus prediletos são os
Backyardigans: esta animação se passa no quintal de 5 animais em idade pré-escolar e atraves de suas imaginações eles viajam para vários lugares e vivem várias aventuras que terminam quando sentem fome. O Edu não gostava muito porque acho que não entendia, mas ultimamente tem assistido com mais atenção.

Outro que eu adoro é
Jakers! As aventuras de Piggley Winks. Até o Sergio gosta desta animação que se passa em dois períodos diferentes. No período atual Piggley, um porco já idoso conta histórias para seus netos crianças. As histórias se passam quando Piggley era criança e morava na Irlanda; hj mora nos EUA. É muito legal e as histórias são muito interessantes.

Agora a minha paixão mesmo é o
Caillou. Este menino de 4 anos é uma graça. O desenho é super educativo e é apaixonante. O desenho fala do dia a dia do Caillou e de sua família: mãe, pai, a irmã Rose, seus avós e alguns amiguinhos e vizinhos. E claro, Gilbert, o gato. A partir de situações simples do cotidiano o desenho discute os sentimentos de uma crianças de 4 anos. Eu assisto este desenho desde que o Edu era muito pequeno e ele sempre gostou. E sabe que eu aprendi muitas coisas com este desenho???
Comecei a prestar mais atenção às coisas que o Edu fazia e agora ao que ele fala. Tentar me colocar no lugar dele nas diversas situações e muitas vezes copio o que a mãe do Caillou faz quando ele está mal humorado.

Como nem sempre concordamos, resolvi falar de um programa que o Edu adora e eu acho muito bobo:
LazyTown. Eu não consigo entender muito o bem que as crianças veêm neste programa, mas o fato é que além do Eduardo já conheci outras crianças que gostam.

Outro desenho que eu gosto bastante é Harry e o balde de dinossauros. este desenho também fala da imaginação infantil e Harry, o personagem principal, "viaja" para o Dinomundo sempre que precisa resolver alguma coisa que não consegue fazer na vida real. Acompanhado dos seus dinossauros, que imagino serem de plástico, ele vive várias experiências que o ajudam a lidar com as coisas que acontecem na realidade. Muito bom também.


Infelizmente, no Brasil, poucas pessoas têm acesso a canais por assinatura e não têm oportunidade de conhecer muitas coisas interessantes.


Felizmente algumas emissoras de TV aberta estão comprando o direito de transmissão de muitos destes desenhos. Eu sei que a Rede TV passa os Backyardgans e que a TV Cultura passava até um tempo atrás Harry e o balde de dinossauros e Jakers! As aventuras de Piggley Winks.


O Caillou há muito tempo passa na TV Cultura, eu só não sei se eles já compraram novos episódios. Apesar que criança pequena não se incomoda com repeteco. Logo logo vou fazer um post dedicado ao Bambi.