Skip to main content

Os milagres do feijão



Quando a minha sobrinha era pequena ela dizia que gostava mais do feijão de panela de pressão. Pode parecer estranho a princípio mas depois de pensar um pouco fez muito sentido pra todo mundo da familia. Como minha irmã cozinha o feijao e depois o congela, a minha sobrinha na verdade estava querendo dizer que gostava de feijão cozido na hora. Agora todo mundo na família fala do feijão de panela de pressão: "Hummmm, hj tem feijao de panela de pressao!"

Eu particularmente não sou apaixonada por feijão. Como praticamente todos os dias e procuro cozinha-lo um dia sim, outro não, mas passo muito bem sem ele. O que me intriga é que ouço sempre que preciso comer feijão pra nao ter anemia. E não adianta falar que o ferro do feijão não é bem absorvido pelo nosso organismo, não adianta falar que como bastante carne, não tem desculpa: mulher grávida tem que comer feijão.

Eu prefiro mil vezes uma carninha vermelha, um franguinho, um peixinho e se for pra comer leguminosa, ao invés do feijão eu fico com as ervilhas e com o grão-de-bico. Sem contar que também gosto das verduras escuras (ricas em feijão). O Eduardo me acompanha nesta preferência. Ele come melhor quando não coloco feijão no prato do que o contrário.

Procurando sobre o assunto encontrei este
site falando sobre o espinafre. Pior ainda que o feijão é o espinafre, que apesar de ter ferro também possui os oxalatos que impedem a sua absorção.


Coitado do Popeye que passou a vida inteira fazendo propaganda enganosa para as crianças.

E esta história me fez lembrar da época da faculdade. O pessoal que comia no bandejão da USP e já tinha estudado alguma coisa sobre alimentos (sou farmacêutica) ficava indignado porque eles serviam as refeições junto com um copo de leite. Parece até coisa de canadense!

Todo mundo reclamava que o cálcio impede a absorção do ferro. O correto, todo mundo dizia, seria vcs servirem suco de laranja. E não é que depois de muita gente dar a idéia a coisa mudou mesmo? Não sei mais como está hj mas nos meus últimos anos de faculdade o bandejão servia um copo de suco de laranja ao invés do leite.


Voltando ao feijão: que tipo de feijão se come aí na sua cidade? Eu sei que no Rio se come o feijão preto e parece que em Santa Catarina também. Aqui em São Paulo nós comemos o feijão carioquinha (feijão preto é pra feijoada).