Skip to main content

Diferenças entre os sexos

Eu procuro, na educação das crianças, não fazer distinções relacionadas ao sexo. Os dois brincam com bonecas, panelinhas, carrinhos e dificilmente eu falo que algo é de menina ou de menino. De vez em quando o Edu quer passar batom ou colocar alguma coisa no cabelo; nestas situações eu explico que batom é coisa de mulher e que homem passa protetor nos lábios. Eu passo então manteiga de cacau nos labios dele e ele fica satisfeitíssimo. Quanto a prender o cabelo, é dificil negar porque meu sobrinho vive de rabinho ou tiara, então acabo deixando de vez em quando.

Mas fora estas duas particularidades, em geral o Edu se identifica muito mais com "coisas de menino". Eu descrevi bem estas preferências dele aqui no
blog e agora já consigo enxergar na Helena as preferências por "coisas de menina".

Desde muito pequena ela sempre adorou bolsas e sacolas. Basta encontrar uma alça dando sopa que já coloca a mãozinha no meio e sai dando tchau. E é muito engraçado como ela imita as coisas que eu faço. Pega a bolsa, a chave e coloca o celular no ouvido como se estivesse falando com alguem e anda pela casa o dia todo com um monte de coisas penduradas.

Outra diferença com o Edu é que ele adora os bichinhos de pelúcia: o coelhinho, o cachorrinho, o ursinho... A helena já prefere os bebês e me traz sempre pra que eu os faça dormir. Eu pego, canto uma canção de ninar e depois ela copia o jeito que eu faço pra faze-los dormir.

E ela vive pegando as panelas pra fazer comida, qualquer pano ela usa pra limpar as coisas, adora varrer o chão...

O bom é que ela não me copia apenas nas tarefas domésticas. Passa o dia inteiro mexendo ou tentando mexer no computador. Ela senta na cadeira do micro e fica mexendo no teclado como se estivesse digitando rápido: mexe um pouco no teclado e um pouco no mouse e ainda telefonando junto; fica tentando segurar o fone entre o ouvido e o pescoço. Com certeza eu devo fazer isso o tempo todo e ela vai copiando.

Outra coisa engraçada é que ela é super vaidosa. O Edu quer passar batom mas não se preocupa em ficar bonito, em se arrumar. Mesmo que eu elogie ele não liga muito. A Helena é toda vaidosa: muito mais que eu até. Quando alguem elogia ela fica toda cheia fazendo caras e bocas. Certa vez viu a minha irmã passando lápis nos olhos e ja foi fechando os olhos pra passar nela também. Depois ficava piscando pra mostrar que estava "maquiada". Uma graça!!! E ela só tem 1 ano e 4 meses.

Já estou até vendo ela toda vestida de princesa e querendo uma Barbie de presente. Tudo o que eu mais adoro!