Skip to main content

Bonecas

Não sou daquelas pessoas saudosistas que acham que tudo o que foi da sua "época" foi melhor do que o que tem agora. Acho que cada época tem seu encanto e muita coisa que vivi na infância não cabe mais nos dias de hoje. Criar uma criança como nós fomos educados nas décadas passadas seria excluí-la da sociedade, criá-la em um mundo isolado.


Eu consigo ver as vantagens que as crianças de hoje têm sobre minha própria infância e até sinto um pouco de inveja de tantas possibilidades que eu não tive.

Agora, em termos de bonecas, sou saudosista mesmo!!!!

Tenho tentado, de verdade, ver algum encanto nas bonecas que encontro nas lojas mas não tenho tido sucesso. Eu diria que 90% delas são horrorosas e outros 9% são só feias. Certamente existe um percentual de 1% que sejam bonitinhas mas ainda não me encontrei com elas.

Me lembro das inúmeras bonecas lindas que tive na minha infância. Bonecas com rostinhos lindos, dava até vontade de beijar, de morder... Eu tive uma boneca chamada Maezinha que fazia o bebê dormir tocando uma caixinha de música e embalando-o. Ela tinha um rosto verdadeiramente de boneca e até a bonequinha que vinha com ela era bonitinha.

Tive uma outra que se chamava Bebê coração, que vinha com estetoscópio e o coração dela batia. Era linda também.

Mas a minha preferida era uma coleção de bonequinhas que tinham o rostinho lindo de vinil e o corpinho todo molinho com enchimento de bolinhas de isopor: o feijãozinho. Tudo bem que aquelas bolinhas eram um desespero porque quando as costuras cediam a casa ficava forrada de bolinhas de isopor; um perigo pra criança pequena. Mas não se pode negar que o rostinho era lindo!

Hoje em dia acho as bonecas horrorosas, os traços são grosseiros, algumas são até enrugadas. As recordistas em falta de beleza são as bonecas de gente famosa como angélixa, xuxa, eliana, etc... Eu detestaria ter uma boneca feia como aquelas com o meu nome.

As vezes eu acho que as crianças não percebem o quanto aquele bebezinho que ela chama de filhinha é feio. Talvez por pura falta de outro modelo.

A minha irmã tem uma teoria de que para baixar o custo as indústrias pararam de investir nos profissionais e então não tem gente de qualidade pra fazer os moldes. Pode ser; não duvido de mais nada.

Eu só lamento não ter guardado as minhas bonecas. Hoje, minhas filhas teriam lindos rostinhos pra chamar de filhinha.