Skip to main content

E-mail da Maria João

Recebi esta semana dois e-mails do consulado respondendo a algumas questões que eu tinha.

- Primeiro eu estava em dúvida se precisava mesmo mandar a cópia do passaporte da Luísa agora ou se poderia mandar em outra ocasião. Segundo a
Renata, a cópia do passaporte da Olivia, filha dela, poderá ser enviada mais tarde, não precisa ser agora com os outros documentos. Pra mim, responderam que eu deveria enviar as cópias do passaporte e certidão de nascimento da Luísa agora. Como só vamos conseguir entregar o pedido do passaporte dia 27/12 e nossos antecedentes ficarão prontos só no dia 04/01, estou tranquila e vamos mandar tudo o mais rápido possivel em janeiro.

- Minha outra dúvida era se eu teria que mandar os antecedentes criminais dos EUA porque ficamos lá quase 6 meses. A resposta foi curta e direta: "Vamos solicitar o atestado criminal dos EUA se ficar claro que a sra ficou por mais de seis meses nos EUA."

É uma bobagem mas a gente fica super inseguro com tudo e eu estava morrendo de medo deles pedirem os antecedentes dos EUA. Fizemos as contas direitinho e vimos que ficamos nos EUA exatamente 5 meses e 15 dias, então eu considerei que não preciso mais me preocupar com isso.

PS: eu acho que o e-mail foi uma das melhores invenções da internet. Através do e-mail vc tira dúvidas, manda noticias, recebe noticias, resolve varios problemas sem atrapalhar a outra pessoa. A pessoa pra quem vc mandou o e-mail vai lê-lo quando quiser e puder e melhor ainda, vai responder quando puder e quiser. Vc não corre o risco de interromper nada importante e geralmente pega a pessoa em um momento de disponibilidade.

É claro que até nos e-mails o bom senso não pode ser deixado de lado e encher a caixa postal do outro com bobagens acaba anulando a vantagem do e-mail, mas me sinto muito mais a vontade pra enviar um e-mail do que ficar telefonando.