Skip to main content

Enem 2007

A semana passada sairam as notas do Enem 2007. Que me corrijam os educadores que frequentam este espaço, mas eu acho muito importante a existência do enem. Eu acho que é uma boa maneira de se avaliar o ensino no país e alem de se comparar as escolas entre si, é bom para se avaliar o ensino como um todo.


Tem sido muito interessante olhar as colocações das escolas (pelo menos as mais famosas) e ver que nem sempre as escolas mais tradicionais, mais conhecidas e mais caras são as escolas com o melhor desempenho.


Muitas vezes, nós pais, começamos o planejamento profissional dos nossos filhos quandos eles ainda são muito pequenos e nos esquecemos que entrar na melhor universidade não significa a melhor formação ou sinonimo de sucesso profissional, e principalmente, não significa ser mais feliz.


Como aqui em casa, tanto eu como o Sergio estudamos na USP, nós tomamos muito cuidado para não tornar a entrada em uma universidade pública uma obrigação para as crianças. Queremos sim que eles tenham uma ótima formação profissional mas de uma maneira prazerosa.

E quando fui procurar uma escola pro Edu não estava preocupada em quantos alunos entraram na USP e sim como as coisas funcionavam na escola. Pesquisei a opinião de outros alunos da escola no orkut, observei como estes alunos escreviam, se tinham facilidade pra se comunicar e qual a visão que eles tinham da escola e claro o método de ensino. Se por um lado as opiniões divergiam muito de um aluno para o outro, foi bom pra ver que em media eles sabiam escrever, argumentar, emitir opiniões.

Em paralelo com o orkut pude ver que o desempenho do colégio foi muito bom no enem e tem se mantido constante todo ano. Pode nao estar melhorando muito mas pelo menos não esta diminuindo a qualidade.

Só acho uma pena que os colégios possam escolher quais alunos farão a prova. O correto seria que todos os alunos do colégio que se inscreveu realizassem o exame, mas de qualquer forma já considero que o resultado é positivo.