Skip to main content

Questão de oportunidade

Eu sempre achei que todo mundo tem oportunidades na vida e que o importante é conseguir percebe-las quando elas aparecem. Eu sempre fui considerada uma pessoa de sorte mas na verdade eu acho que meu grande diferencial foi agarrar todas as oportunidades com unhas e dentes e correr atrás das coisas que eu queria; desistir jamais!!!

Um dia, observando minha faxineira fiquei pensando no perfil dela: ela tem o primeiro colegial, fala muito bem, escreve bem, lê bem, é super desenvolta pra atender o telefone e sem preconceitos; não tem o perfil de faxineira. Em uma das nossas longas conversas aqui em casa ela me disse que sonhava em poder trabalhar em outra coisa, que gostaria de trabalhar como recepcionista ou coisa parecida mas que era difícil porque sempre que fala que é faxineira as pessoas acabam preferindo uma outra com mais experiência.

Desde esta conversa o Sérgio passou a prestar mais atenção ao setor das recepcionistas da empresa em que trabalha e ficou de olho em uma vaga pra ela. Infelizmente a vaga não apareceu mas a oportunidade sim. Meu cunhado tem um escritório (onde ela também trabalha) e a partir do mês que vem ela começa lá como recepcionista.

Vou perder a melhor empregada que já tive na vida mas estou tão feliz por ela que vou fazer a faxina da casa cantando (pelo menos na primeira semana). O bonde passou e abriu a porta na frente dela e ela está entrando. Tenho certeza que ela saberá aproveitar esta oportunidade.

A semana passada três meninos passaram aqui em frente de casa e um deles ao me ver no computador perguntou se eu não tinha um trocado. Não sei porque eu disse que se ele limpasse a minha calçada eu lhe daria R$5,00. Ele aceitou na hora e os outros dois voltaram imediatamente pra ajuda-lo pelos R$5,00 que ofereci.

Minha calçada é de pedra e os vãos entre as pedras ficam cheios de mato nesta época de muita chuva. Eles aceitaram sem pestanejar e ainda fizeram a limpeza com 3 faquinhas sem corte que eu emprestei (não queria correr muitos riscos). Não ficou perfeito mas ficou muito bom e acabei dando R$3,00 para cada um e uns cookies que eu tinha em casa.

Espero que eles tenham entendido que o trabalho pode cansar mais que pedir mas vale mais a pena. Espero que daqui há alguns meses pelo menos um deles volte e me pergunte se preciso que corte novamente o mato da calçada. Espero também que eles entendam que quanto mais a pessoa estuda menos esforço braçal ela faz e ganha mais dinheiro por ele.

Já disse aqui que tenho muito medo do discurso da moda: "não estudou mas virou presidente da república". Espero que nossos jovens não dêem ouvidos a este discurso porque não dá pra todo mundo virar presidente.