Skip to main content

Cada coisa em seu lugar


Depois de 2 meses sem empregada enfim encontrei a pessoa ideal pra passar minha roupa: pelo menos foi essa a primeira impressão. Pela primeira vez na vida eu tive a sensação de que minhas roupas tinham saído daquelas propagandas maravilhosas de amaciante em que as toalhas de banho ficam fofinhas, macias, fazendo aquele volume enorme dentro das gavetas. Não me perguntem como a moça conseguiu tal proeza e eu sou obrigada a dar todos os créditos a ela porque não mudei nem a marca do amaciante, mas adorei!!!

Só depois de me livrar das pilhas e pilhas de roupas pra passar e ganhar pilhas e pilhas de roupas passadinhas e fofinhas, eu pude começar a repensar meus conceitos de organização. Se tem uma coisa que me incomoda é ver a casa bagunçada: brinquedos espalhados pra todo lado, sapatos e roupas das crianças jogados, objetos sobre a mesa de jantar, o sofá ou na estante. Eu não posso dizer que sou a pessoa mais organizada do mundo mas tenho boas idéias pra arrumar a casa. Entretanto nos dois últimos meses eu estava simplesmente perdida no meio da bagunça e não estava conseguindo me organizar em nada. E não tem jeito, quando tudo está fora do lugar a tendência é só piorar.

Até que um dia, navegando por
cheguei à conclusão de que minha estratégia de organização da casa não estava funcionando muito bem. Mesmo trabalhando o dia todo e fazendo mil coisas, eu só estava conseguindo chegar no final do dia exausta e com um monte de coisas pra fazer no dia seguinte.

O santo google me ajudou muito com vários sites interessantes que me deram dicas e com bom senso e adaptando as coisas para minha casa estou enfim conseguindo colocar ordem na bagunça. Algumas mudanças que fiz foram:

- Cantinho dos brinquedos: todos os brinquedos ficam guardados em um mesmo lugar e eles têm que brincar ali ou no quintal. Só com isso eu diminui em 50% toda a bagunça da casa e facilitei muito a vida do meu maridinho que era o catador oficial de brinquedos á noite.

- Sujou/limpou sempre juntos - estes dois começaram andar juntos e só em casos extremos o sujou fica sozinho. Caiu uma gotinha de nada??? Limpe ou seque imediatamente. A princípio pode parecer meio neurótico e trabalhoso mas facilita muito as coisas. A sujeira não gruda e geralmente está pequena: basta um paninho molhado com um spray e pronto!!!

- Tolerância zero para roupas espalhadas pela casa. Toda vez que eu ou outro alguem passavamos a roupa eu trazia toda a roupa passada para a sala na tentativa de me obrigar a guardá-la o mais rápido possivel. O problema é que nem sempre era possivel e a roupa ficava rolando de um lugar para o outro até que alguem conseguisse guarda-la. Já dá pra imaginar a bagunça que ficava né? Sem contar que muita coisa acabava sendo guardada amassada. Agora só trago pra dentro o que vou realmente guardar. Pego uma pilha pequena, trago pra dentro e já vou guardando. Pelo menos se não tiver tempo pra guardar tudo a bagunça fica na lavanderia e não na sala.

- Caixinha de entrada: vi esta dica aqui e está sendo ótimo. Tudo o que entra em casa deve ser colocado nesta caixinha: as correspondências, notinhas de compras, moedas, papeis e todas as coisinhas que ficarão temporareamente em casa ou que serão jogadas fora ASAP. Ao invés de encher gavetinhas de tranqueirinhas e papéis só colocamos nas gavetas o que realmente deve ser guardado nelas. E de vez em quando eu dou uma geral na caixa e organizo tudo jogando o lixo e guardando o que é importante.

Com os brinquedos eu fiz algo parecido. Pra cada brinquedo tem uma caixinha ou cestinha e vou guardando tudo separadinho mas quando encontro coisas isoladas perdidas pela casa eu coloco em uma caixinha da bagunça. De vez em quando eu pego esta caixa e separo cada coisa em seu lugar.

- Ao alcance da mão o que se usa muito: eu tenho (ou tinha) mania de colocar tudo em caxinhas, envelopes, pastinhas, armarinhos, gavetinhas e sempre que precisava de alguma coisa tinha que ir até o armário onde estava a caixa em que guardava o envelope e acabava deixando o negocio jogado por meses. Como não tenho muito tempo pra fazer nada resolvi que o mais organizado pra mim é tudo aquilo que facilite minha vida e me deixe livre pra ficar com as crianças, que são o motivo principal para eu não estar trabalhando FORA. Só fica escondido o que eu uso pouco.

Sobre a mesa do computador ficam dicionário de inglês e português (mania), gramática, agenda, calendário, caderno de listas, canetas, telefone e caixinha de entrada.

Na cozinha deixo um monte de coisas sobre uma prateleira: óleo, sal, azeite, vinagre, cebola em uso, uma cabeça de alho, toddy e leite em pó da Luísa. Fica tudo naquele cantinho arrumadinho mas bem pertinho da pia e facil de pegar e principalmente de guardar. Com isso a balcão do armário, a mesa e a pia da cozinha ficaram livres de coisas espalhadas.

No quarto das crianças eu coloquei todos os livrinhos que ficavam na sala e eles iam espalhando para todos os lados. Agora quando querem ler (folhear um livro) vão até o quarto, sentam-se na cama e depois guardam o livro no criado mudo onde eles ficam. Nem precisei explicar a eles que livro é pra ser lido no quarto; parece que ficou implícito.

- Doar ou jogar fora o que não se usa mais: eu até não gosto muito de acumular tranqueiras mas o Sergio tem dó de jogar as coisas fora e eu acabo embarcando nesta história e a gente guarda um monte de coisas que nao usa mais. Decretei então um limite para guardar o que não se usa: um ano. Esta semana a cata foi no meu guarda roupa (dar o exemplo) e doei um monte de roupas de gravidez, vestidos que não uso há anos e mais um monte de coisas que eu nem me lembrava que existiam. Os armários das crianças também sofreram uma limpa e a nova passadeira já levou um monte de coisas embora. O próximo passo será convencer o marido que só o armário dele está "atrapalhando" a organização da casa.

Aos poucos a casa está tomando a forma de um lugar minimamente organizado sem que as crianças fiquem como bibelôs no sofá ou eu fique o dia todo trabalhando como escrava. Muita coisa ainda tem que se feita mas com certeza eu ando bem mais descansada.

E vcs, como mantem a casa organizada? Aluma dica?