Skip to main content

A previsão do futebol

Ontem teve clássico aqui em São Paulo: Palmeiras e São Paulo disputando uma vaga para a final do Paulistão 2008. Deu Palmeiras e eu até fiquei feliz porque sou palmeirense mas estava tão "preocupada" com o jogo que larguei o Sergio e as crianças assistindo a partida e fui dar uma volta no shopping.

Mas mesmo que eu não torcesse pra ninguem não poderia deixar de olhar a "Previsão do Futebol" pois em dias de jogos muitos cuidados precisam ser tomados. Na verdade eu acho que não tinha muita noção de como as coisas estavam péssimas nesta área até que na semana passada, andando na marginal Pinheiros passei por um ônibus escoltado pela polícia.

-O que será isso?

- Com certeza é o ônibus que está levando o time do Palmeiras ao Morumbi. Este lado da cidade é reservado àda torcida do Palmeiras, então com certeza é o time deles. (Este foi o Sergio me respondendo com a maior naturalidade como se fosse a coisa mais natural do mundo a cidade ser dividida em dois para separar as torcidas).

Então recebi uma verdadeira aula de geografia da cidade de São Paulo em dias de grandes clássicos. Para cada Estadio existe uma verdadeira operação de guerra com ruas interditadas, acesso de cada torcida para evitar encontro com torcida rival, policiamento em varias regiões passíveis de conflito e um zoneamento para sair de casa com a mínima segurança em dias de jogos importantes.

Eu fiquei frustradíssima porque queria ir ao Shopping Bourbon que inaugurou há poucas semanas e não pude porque ele fica bem em frente ao Parque Antártica, onde aconteceu a batalha, ou melhor, o jogo. O Shopping West Plaza também não é uma boa escolha por ficar na mesma região e ainda até um tempo atrás era muito visado por outras torcidas porque a torcida palmeirense costumava deixar o carro neste shopping e seguir a pé até o Estadio. Se o jogo for no Morumbi, nem pensar em passear pelo shopping Butantã porque está no caminho da confusão.

Enfim, antes de pensar em sair de casa aqui em São Paulo e começar a se preparar para todas as normas de segurança que temos que seguir pra não ser assaltado, extorquido, sequestrado, etc, etc, etc ainda temos que estar ligados nos campeonatos de futebol porque poder ser que ocorra naquela tarde ou noite um clássico importante na cidade.

Ao invés de se preocupar com a meteorologia, eu aconselho ao paulistano andar sempre com um guarda chuva e uma blusinha mas não se esqueça de ver o
Uol Esporte. A próxima batalha pode ser muito próxima do local do seu passeio.