Skip to main content

Reforço Positivo

Eu não costumo ficar aqui falando muito dos defeitos dos meus filhos. De vez em quando eu comento sobre uma manha ou birra mas não gosto de ficar aqui lamentando as "imperfeições" deles; até porque eu acredito que influencio muito o comportamento deles e me sinto responsável por boa parte da falta de educação deles.

Na verdade eu acredito muito em um tipo de educação baseada no reforço positivo. Na minha família nós sempre tivemos aquela filosofia de mostrar os erros. As vezes a criança faz milhões de coisas boas, vai bem na escola, se comporta bem, é organizada, come de tudo mas faz xixi na cama e todo mundo se lembra do xixi e se esquece do resto. Como já sofri muito com este tipo de educação eu tento fazer diferente aqui em casa.

É claro que dou bronca, coloco de castigo, explico porque não fazer determinadas coisas e porque fazer outras. As crianças já sabem que algumas coisas podem fazer sempre, outras podem fazer de vez em quando e algumas coisas não podem fazer NUNCA. E eles são tão conscientes de tudo, tudo sempre foi tão conversado e explicado que eles tentam argumentar para o que é possível mudar mas já fazem automaticamente as coisas que sabem não ter negociação (como uso de cadeirão no carro, por exemplo).

Nem sempre os resultados são vistos com facilidade, mas as vezes...

O Edu deixou as fraldas com 2 anos, mas continuava fazendo xixi durante a noite então continuei colocando fralda pra dormir. Ao longo deste tempo eu já tentei varias coisas pra tirar a fralda noturna mas não obtive resultados. Agora a Helena, também com 2 anos deixou as fraldas. Por precaução eu continuei colocando fralda pra dormir mas ela simplesmente não faz xixi na cama. A fralda amanhece seca todos os dias enquanto a do Eduardo amanhecia molhada.

Amanhecia: porque de umas semanas pra cá as coisas estão mudando. Eu procuro nunca brigar com ele por causa da fralda molhada de manhã: tiro a fralda, troco a roupa quando precisa e não faço sermão. As vezes ele fica chateado como no dia em que molhou a minha cama e eu simplesmente falo que estas coisas acontecem e que basta trocar o lençol e tudo bem. Por outro lado elogio o fato da Helena acordar com a fralda sequinha: vou com ela ao banheiro e damos tchau pro xixi e ela fica toda orgulhosa.

E não é que o Edu simplesmente parou de fazer xixi na fralda??? Eu levo os dois ao banheiro antes de ir dormir e quando me levanto levo novamente e as duas fraldas estão sequinhas. Faço a maior propaganda agora: elogio, digo que estão ficando grandes, conto pra todo mundo e os dois ficam super orgulhosos pela conquista.

Dentro em breve vou deixar de colocar a fralda a noite e faremos mais uma festa por esta conquista!