Skip to main content

Hoje será ontem amanhã

Conviver com criança não é uma tarefa das mais fáceis. Para eles, nós, os adultos sabemos e conhecemos tudo, até porque a maioria das dúvidas a gente consegue tirar com facilidade e acabamos passando a impressão de que somos os detentores de todo o conhecimento. Com o tempo as perguntas vão ficando mais difíceis e muitas vezes temos que dizer "eu não sei" e eu percebo um pouco de frustração no Eduardo sempre que ele percebe que eu não sei absolutamente tudo.

Mas tem sido muito boa esta experiência pra mim e pra ele: pra mim, porque eu acabo indo procurar coisas que nunca tinham me interessado antes e feito descobertas muito legais, alem disso eu comecei a enxergar as coisas sob outra ótica (sem contar que me divirto muito) e pra ele porque é bom ele saber que ninguem sabe tudo, que todo mundo tem dúvidas, tem medos, tem inseguranças e que não é problema nenhum dizer "não sei" e menos ainda perguntar. Não existe pergunta boba e nem dúvida sem solução. E eu sempre falo : "não sei, mas vamos procurar pra descobrir o que é".

Agora com os jogos olímpicos, ele assiste os esportes e pergunta: "mamãe, vc sabe fazer isso?" Eu, como sou uma esportista de mão cheia sempre falo: "Não!" E ontem ele disse: " mas vc não sabe jogar nada???"

"Não, sou péssima com esportes, mas conheço as regras, posso te ensinar."

Então ontem, estávamos conversando sobre o que íamos fazer hj e hoje de manhã ele me fala:

- Amanhã nós vamos brincar de recortar?
- Amanhã não, hoje!!!
- Mas ontem vc falou que hoje era amanhã!!!!

Imagine como deve ser confuso pra eles entenderem que quando amanhã for hoje, hoje será ontem!!!! Pra ficar um pouco mais fácil estou usando o calendário e contando o tempo em noite e dia.

Com esta história do Canadá ele quis que eu dissesse quando nós vamos. Eu disse que não sei mas ele insistiu tanto que eu acabei dizendo que íamos dia 30 de outubro. Agora ele acompanha o calendário dia a dia esperando a hora de ir. Espero que o consulado colabore comigo pra eu não ter que mudar a data.