Skip to main content

Virus nos e-mails

Só ontem recebi 3 e-mails com arquivos executáveis que acredito serem virus. Recebi 2 do Tribunal Eleitoral dizendo que meu Titulo de eleitor foi cancelado por problema no CPF e que para obter mais informações eu deveria clicar no link. Fui imediatamente olhar em "propriedades" no e-mail e vi que era um endereço todo esquisito e simplesmente apaguei.

A noite, quando fui desligar o micro, vi um e-mail da Americanas.com. Era um e-mail de confirmação de uma compra: uma tv de plasma de 42 polegadas hahahaha...

Na hora pensei que era vírus mas fiquei na dúvida porque poderia ser alguem que comprou em meu nome. Como costumo comprar muitas coisas pelo site da Americanas fui verificar, mas claro que ao invés de entrar no link que o e-mail indicava eu entrei no site e fui ver minhas últimas compras e então me lembrei que compro sempre com o e-mail do Sergio. De qualquer forma fui ver as faturas dos cartões de crédito, saldo do banco e depois de verificar tudo o que consegui lembrar resolvemos ligar para o SAC da americanas (no próprio e-mail tinha o número hahahaha) e a primeira coisa que vc ouve quando liga é que está circulando um e-mail falso com arquivos executáveis de vírus e que devemos desconsidera-lo.

Fica aqui a dica, quando receber alguma coisa estranha nunca clique no link do e-mail. Entre no site ou ligue para o SAC pra tirar a dúvida. Por mais que a gente saiba disso, as vezes somos pegos de surpresa e corremos o risco de fazer uma besteira, então vale sempre um novo alerta.