Skip to main content

Gene do bom marido


A genética não se cansa de nos surpreender com achados importantíssimos para a resolução de todos os nossos problemas. Todas as mulheres alguma vez na vida, ou várias vezes todos os dias, se pergunta se o seu companheiro é fiel ou se o noivo vai parar de enrolar e pedi-la em casamento. Preocupados com isso alguns pesquisadores descobriram que existe um gene no genoma humano que pode dar uma "pista" se um homem será ou não um bom marido.

A
Vasopressina é um hormônio que regula, entre outras coisas, o equilíbrio da água no corpo e atua em áreas do cérebro relacionadas ao comportamento reprodutivo". A manipulação do gene que regula a vasopressina mudou o comportamento sexual de roedores determinando se ele ia se acasalar com varias fêmeas ou se ia formar um casal com uma delas pelo resto da vida.

E um estudo feito com humanos mostrou que uma das variações deste gene, chamada de alelo 334 pode estar relacionada com o comportamento dos homens. Parece que homens que possuam esse alelo 334 teriam menos ligação afetiva com suas parceiras e se ele possuir dois alelos 334 teria menos chance de oficializar a relação na forma de casamento.

Assim, se seu namorado ou namorido, tiver dois alelos 334 e vc estiver muito a fim de casar, é melhor comerçar a procurar outra pessoa ou esquecer o vestido de noiva.

É claro que como toda pesquisa científica o último parágrafo diz que existem varios fatores que afetam o comportamento humano e que não podemos considerar apenas o alelo 334 pra saber se nosso companheiro vai ser fiel ou vai oficializar a relação, mas pode ser um indício.

Até onde eu sei o Sergio não deve ter esta variação do alelo 334, pelo menos não deu muito trabalho pra casar. Resta saber se ele vai se contentar em formar um casal com apenas uma fêma pelo resto da vida (calma, Sergio, foi só uma brincadeira!!!!).