Skip to main content

Televisão


Eu não gosto de proibir as coisas para as crianças. Antes de proibir eu procuro explicar porque eles não devem fazer isso ou aquilo. Em relação à televisão funciona do mesmo jeito. Durante o dia a TV é deles. Eles podem ligá-la quando quiserem e assistirem o que quiserem. Esta liberdade toda está relacionada ao fato de que só assistiam a Discovery Kids e não deixavam de fazer outra coisa pra assistir TV.


Mas comecei ficar preocupada porque o Edu estava muito interessado em Power Rangers, Batman, Homem Aranha, Ben 10 e vários outros personagens que só falam de lutas, de bandidos, do mal e só o incentivam a ficar lutando o dia todo. Na escola os meninos só pensam em armas e lutas e vira e mexe o Edu chega em casa com algum machucado resultante de briga. Mas ele me tranquiliza sempre dizendo que foi o fulano que o empurrou do escorregador quando eles estavam lutando contra os bandidos.

Ah bom, agora posso ficar tranquila!!!! A professora já proibiu que eles brinquem com arminhas ou espadas, mas é complicado controlar porque a maioria deles assiste todos estes desenhos a tarde toda. O Eduardo que só conhecia a Discorevy Kids sabia todos os nomes, todas as figuras, o que faziam, quais poderes que tinham, etc, etc...

Um belo dia o Edu chegou em casa dizendo que queria assistir os desenhos do canal 4 e 6. A partir daí a Discovery Kids caiu no esquecimento. O problema é que estes outros desenhos causam uma certa fascinação na criança, quase um vício. o Edu ficava hipinotizado diante da TV e nem se lembrava de comer ou brincar. Passei então a controlar os horários da TV e tive que ficar assistindo com ele pra saber direitinho do que se tratavam estes desenhos tão "maravilhosos".

Quando vi a propaganda do tal do
Mister Maker da Dicovery Kids pensei que seria algum daqueles desenhos bobinho tipo Lazy Town e pensei: é lógico que as crianças preferem o Power Rangers!!! Logo na estréia o Edu assistiu e eu fui fazer outra coisa. Só que o Edu adorou, falou a tarde toda do programa e ficou controlando o horário pra não perder a reprise à noite.

O interesse foi tanto que acabou chamando a minha atenção e eu resolvi assistir pra ver do que se tratava. Pra falar a verdade é bobinho mesmo mas ensina um monte de coisas interessantes para as crianças fazerem em casa: recortes, colagens, desenhos, pinturas e várias coisas relacionadas a arte.

Até a Helena fica esperando a hora do programa começar e pra ser sincera, eu tenho assistido todos os episódios também pra aprender e poder ajuda-los. São coisas simples, rápidas e que as crianças podem fazer facilmente.

Acabou sendo uma oxigenada na Discovery Kids e o Edu deu uma desligada daqueles desenhos que eu acho horríveis. Eu bem sei que vai ser temporário porque a discovery passa desenhos para crianças menores, mas pelo menos por mais algumas semanas eu vou poder relaxar em relação a TV novamente.


Não acho correto proibir a criança de assistir este desenhos mais "impróprios", até porque na escola todo mundo assiste, têm as roupas (detesto), têm os bonequinhos e não acho legal deixar a criança fora do mundo. Mas sempre converso a respeito, sempre explico que a Helena é a irmazinha mais nova e não um perigoso monstro inimigo, que ela sente dor de verdade e que mesmo com uma espada de lego na mão ele vai se machucar se pular do encosto do sofá.


Quando um outro desenho me ajuda a desviar a atenção dele para coisas menos violentas, eu agradeço!