Skip to main content

Tiro pela culatra

O Consulado do Canadá pelo jeito está desesperado com o número de processos de imigração que tem recebido e está mandando uma cartinha para todo mundo que está no processo. A carta diz que se não tivermos mais interesse no processo eles devolvem o dinheiro da taxa inicial. Temos 60 dias para avisá-los e se não entrarmos em contato neste período eles vão considerar que ainda queremos imigrar para o Canadá.

O problema é que brasileiro não consegue lidar muito bem com estas questões sem resposta: "se vcs nao fizerem nada vamos considerar que vcs querem continuar". Eu não sei se é um problema da lingua ou da nossa cultura mas fica sempre aquela questão: "e se eu não disser nada e eles ficarem 2 meses sem mexer no meu processo esperando o prazo pra eu desistir???", " será que se eu avisar que ainda estou interessada eles vão mexer no meu processo mais rápido??". E o texto da carta pode ser óbvio mas deixa a dúvida; é muito difícil ficar esperando sem fazer nada pra dizer que queremos alguma coisa.

O fato é que o Consulado acabou recebendo uma enxurrada de e-mails, de todo mundo que recebeu a tal cartinha, avisando que ainda estão interessados no processo. Eu gostaria muito de saber qual foi a porcentagem de desistência. Até agora não conheci ninguem que tenha desistido e acho que o fato deles devolverem o dinheiro não vai incentivar ninguem a mudar de idéia.

Aparentemente eles estão cheios de coisas pra fazer e agora ainda terão um monte de e-mails pra ler. A menos que esteja tudo realmente parado por lá e eles estejam arrumando o que fazer.

Nós recebemos a tal cartinha há quase um mês e eu estava em dúvida se devia ou não respondê-la. E só hoje resolvemos mandar um e-mail para o Consulado dizendo que desejamos SIM continuar no processo, mas tomei muito cuidado pra não usar nenhuma frase na negativa pra não haver o menor risco de confusões ou mal entendidos.