Skip to main content

Nota Fiscal Paulista e Eletrônica


O governo do Estado de São Paulo criou a nota fiscal paulista. Pra quem não conhece: vc entra no site da Secretaria da Fazenda, se cadastra e quando vai às compras pede pra incluir o seu CPF nas notas fiscais. A maioria das lojas aqui na cidade de Sâo Paulo já participa do programa e eles sempre perguntam se vc quer colocar o CPF.

Infelizmente ainda existe muita desinformação neste tipo de coisa e minha faxineira estava me falando que não tem pedido pra colocar o CPF nas notas de suas compras porque isso só serve para o governo controlar o quanto vc está gastando. Então eu perguntei a ela: vc tem alguma coisa pra esconder? Claro que não, então não tem com que se preocupar.

Na verdade esta é uma forma do governo obrigar os estabelecimentos a pagarem o ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). Na verdade o governo quer que as pessoas peçam nota fiscal em suas compras para que as empresas paguem o imposto e uma parte do que ele arrecadou com suas compras ele te devolve.

Nós aderimos e já temos um crédito de R$127,00 liberados e um outro tanto que ainda não foi calculado. Não é nenhum valor exorbitante mas também não tive trabalho nenhum para recebe-lo: basta falar o meu cpf na hora de emitir a nota fiscal das minhas compras.

E enquanto escrevi este post descobri que a partir de dezembro a secretaria da fazenda estará fazendo
sorteios em dinheiro para quem pede nota e eu já aderi também. Não gostei muito do regulamento onde tenho que aceitar o uso da minha imagem, mas se o prêmio for bom o que é que tem, até porque eu sou cadastrada com o CPF do Sérgio, rs.

Seguindo a mesma linha a Prefeitura de São Paulo tem a
Nota Fiscal Eletrônica. O procedimento é o mesmo: vc se cadastra no site da prefeitura e pede para colocarem o seu CPF na NF-e nos prestadores de serviços. O interesse da Prefeitura, neste caso, é que os prestadores de serviços paguem o ISS (imposto sobre serviços) e uma parte do que a Prefeitura arrecada com este imposto ela te devolve na forma de desconto no IPTU. Nós já temos R$139,00 de desconto no nosso IPTU de 2009.

Esta nota fiscal eletrônica é bem interessante porque quando as empresas mandam a nota fiscal pra Prefeitura eu recebo um e-mail com uma cópia da nota fiscal e o valor do crédito que estou recebendo.

Infelizmente os estabelecimentos não te falam nada sobre ela e vc tem que pedir sempre. Mas eu já estou tão acostumada que não me esqueço mais de perguntar se eles emitem a nota fiscal eletrônica. Em muitos lugares eles deixam um adesivo com o logo da prefeitura bem a vista, mas tem lugar que não coloca nada e o jeito é perguntar.

Acho que estes R$250,00 valeram a pena pelo trabalho que tive.