Skip to main content

Obama ou McCain?

Hoje os Estados Unidos estarão escolhendo o seu novo presidente. Por mais que doa aos anti-americanos é um momento importante porque de uma forma ou de outra o que acontece por lá sempre acaba influenciando a vida de todo mundo.

Ao que parece a maioria dos países elegeria Barack Obama presidente e eu faço coro a esta opinião, mas nosso voto não conta; que pena!!!

Eu estou apostando em uma lavada!!! Não que as pessoas realmente estejam apostando em Obama, mas acredito que será um voto de protesto contra o Bush e todos os problemas que ele acabou trazendo para os Estados Unidos com suas políticas internas e externas.

Estou animada não só pela saída dos republicanos do poder mas por achar que a eleição de um negro nos Estados Unidos pode ser um marco na nossa história. A pouca convivência que tive junto à sociedade norte americana foi suficiente pra perceber que lá sim existe um preconceito racial escancarado; um verdadeiro apartheid com pouca mistura entre brancos e negros, principalmente nas cidades dos sul (aquelas que perderam a Guerra de Secessão).

Certa vez em um museu que falava sobre os preconceitos que os negros sofriam nos anos 60, eu perguntei ao responsável pelo museu se ele não achava que hj o preconceito continua e é recíproco. Ele ficou um tempo sem me dizer nada, pensando e apesar de não ter respondido claramente deu pra perceber que as feridas ainda estão abertas nas pessoas que viveram aquela época.

Uma eleição do Obama pode significar que as feridas começaram a cicatrizar e quem sabe o mundo não inicie uma época de menos preconceitos, de mais igualdade e respeito às diferenças.

E pra vc:

- Quem vai ganhar estas eleições?
- Em quem vc votaria se pudesse opinar?

Se está em dúvida responda ao quiz uol e descubra qual candidato está mais próximo das suas opiniões. É bem legal quando a gente percebe que nosso discurso corresponde com o que pensamos realmente.

Quer saber mais???


Mapa Eleitoral

Links Uol





PS: desculpem, mas não tenho a menor intensão de ser imparcial.