Skip to main content

Por que somos de cores diferentes?


Eu acabei de ler um livrinho infantil que comprei a semana passada para as crianças. A historinha é linda e explica as diferenças de cores do jeito que eu acredito que tem que ser: simples, direto, sem ufanismos, sem dizer que este ou aquele é melhor, é mais bonito, sem desmerecer ou supervalorizar nada nem ninguém.

"Uma simples diferença na quantidade de melanina que a pessoa produz."

É assim que eu tendo ensinar meus filhos: as pessoas são diferentes, gostam de coisas diferentes, têm religiões diferentes, classes sociais diferentes, educação diferente e quando eles me perguntarem sobre cor da pele responderei assim:

"Uma simples diferença na quantidade de melanina que a pessoa produz."

É claro que vamos explicar o porquê desta diferença e vamos aproveitar pra falar de clima, de geografia, de evolução das espécies, herança genética, de cultura, religião, etc... mas principalmente de igualdade e de respeito.
Por mais que as diferenças nos causem dificuldades, eu adoro que as crianças convivam com o diferente e aprendam a escolher o que é melhor pra elas. Não só diferenças de cor da pele, mas crianças com outro tipo de educação, de cultura, de comportamento. E quero que eles aprendam que as pessoas não são formadas por apenas uma característica e que os preconceitos muitas vezes nos privam de conhecer pessoas maravilhosas.

Para quem tem filho em idade escolar é um ótima opção pra começar a tratar de um assunto tão importante e sem preconceitos.

Por que somos de cores diferentes? - Carmen Gil, editado pela Campo das Letras