Skip to main content

Tudo se encaixando como um quebra-cabeça


Eu sempre usei muito uma frase que li certa vez e que não sei quem escreveu: "O universo conspira para que as coisas deem certo".

Após 18 meses neste processo de imigração infinito a ansiedade vai tomando conta de todo mundo e passamos a pensar apenas com o coração e não mais com a razão. No auge do meu stress por não ter nenhuma previsão resolvi me esquecer um pouco do processo e me conformar de que só chegaria no Canadá em 2009.

Relaxei e comecei pensar nas coisas práticas que tinha que fazer neste final de ano e resgatei uma daquelas enormes listinhas de tarefas que eu faço sempre. Em uma delas estava escrito: visto americano para as meninas. Eu, o Sergio e o Eduardo ainda temos visto válido até o final do ano que vem, mas as meninas nunca tiraram o visto americano e eu acho interessante ter esta opção na hora de comprar as passagens aéreas.

Para crianças menores de 14 anos existe o
Minors Plus Program e nós nos encaixávamos perfeitamente nesta história e nos livraríamos da entrevista.

Quando fui separar os documentos me dei conta de que o passaporte da Luísa, com validade de apenas 1 ano, venceria em dezembro. Como teríamos que renovar o passaporte dela já aproveitamos e renovamos o passaporte da Helena e do Sergio que venceriam em 2009.

É claro que as coisas são demoradas e só conseguimos um horário na PF para dali 30 dias. Quando finalmente os passaportes ficaram prontos nós começamos separar os documentos para o visto das meninas e neste ínterim recebemos esta cartinha pedindo a atualização dos formulários. Pura sorte, porque íamos mandar todos os passaportes originais (dos pais e das crianças) para o Consulado Americano e como íamos preencher o Imm0008 Schedule 3 sem saber os números dos passaportes (vcs acham que alguem se lembrou de anotá-los???)????

Mas tudo foi se encaixando perfeitamente e vamos conseguir fazer tudo sem atropelos e sem perda de tempo. Agora que todos os formulários estão preenchidos já estamos mandando todos os documentos para o despachante (TEM que ser feito com despachante) e já teremos tudo prontinho quando, um dia, o Consulado do Canadá pedir os nossos passaportes.

PS: O passaporte do Eduardo ainda é o antigo e vale até 2012 e ele já falou: "mamãe, eu não quero este passaporte azul, eu gosto do verde".