Skip to main content

Yes, we can!

As pessoas que têm uma boa oratória são pessoas perigosíssimas!!! Elas conseguem convencer multidões de que uma guerra é necessária ou que um determinado povo deve ser eliminado. Elas podem nos induzir a erros terríveis e deixar marcas inesquecíveis em nossas vidas e na história. Entretando, o dom da palavra também pode trazer coisas boas, trazer confiança, trazer otimismo em momentos em que tudo parece perdido.

No
seu discurso de posse, Barack Obama conseguiu trazer para o mundo um sentimento de esperança no futuro que se aproxima. Além do tom moderador, ele conseguiu criar um sentimento de responsabilidade nas pessoas, uma sensação de que todo mundo é importante e que com a participação de cada um, com mudanças individuais, os problemas podem e serão, segundo ele, resolvidos.


Eu já vi outros discursos como aquele. Discursos que conseguiram mudar mentalidades, que conseguiram resolver problemas aparentemente insolúveis, mas que geralmente eram discursos de radicalismo e confronto. O discurso do Obama, ao contrário, era de diálogo, de tolerância, de união.

Ele não vai operar milagres e tem um trabalho dificil pela frente, mas esta sensação de esperança já está mudando muita coisa.