Skip to main content

Nem 15 nem 51


Eu sou uma leitora quase compulsiva; não consigo ficar sem um livro na cabeceira da cama e ultimamente tenho aderido a um livro no carro também. Nao sei dizer qual estilo literário mais me agrada porque leio ficção e não ficção, romance, aventura; saí do Cá de bebê de Becky Bloom e fui para A menina que roubava livros com a mesma paixão. Só não gosto de livros de auto-ajuda.


Quando leio um livro bom sempre procuro outras coisas escritas pelo mesmo autor e geralmente leio tudo o que ele escreveu.


Meu único problema é que não gosto de livro emprestado; nenhum preconceito ou motivo especial, mas eu gosto de colecionar livros, gosto de ter sempre à mão aquele livro maravilhoso que me emociona só de ver a capa. E tenho um prazer especial em emprestar os meus livros. Basta a vítima demonstrar um pequeno interesse por leitura ou por um livro que tenha visto na minha estante e eu já indico alguma coisa pra coitada ler. Por outro lado estou sempre atenta ao que os outros estão lendo e estou sempre encontrando coisas diferentes pra rechear minha mini biblioteca.


Na véspera do Natal eu fui a uma livraria e na fila pra pagar um livro eu vi uma senhora conversando animadamente com a caixa sobre o livro O crepúsculo, de Stephenie Meyer. A animação era tanta que me interessei também e acabei comprando o livro alguns dias depois. A filha de uma amiga, de 15 anos, ficou eufórica quando viu o livro em minha estante e eu fiquei ainda mais curiosa sobre a história.


Muito bem, estou lendo o livro e acho que não estou na faixa etária certa para esta leitura. Eu li uma reportagem há algum tempo atrás falando que o livro pretendia atingir o público adolescente mas acabou pegando em cheio as mulheres na faixa dos 50.


A história é legal, mas eu acho que fui mal orientada a respeito. Eu esperava um livro com mais aventura, mais perigos, mais movimento. Eu fico meio cansada de todas as descrições que o narrador-personagem faz das caras e bocas e olhares e sensações.


Mas o livro é bom e me criou um problema: eu detesto quando leio apenas um volume de uma série. Fico frustradíssima de não ter ido até o final da história. Então, vou ter que ler os outros volumes também... Ainda que eu não tenha me encaixado nem na faixa estária dos 15 nem na dos 51.