Skip to main content

3 dias na IKEA

Infelizmente não pude ver as dicas antes; só conseguimos internet ontem e ainda estamos comprando móveis pra casa. Mas sempre dá tempo porque a casa estava realmente suja. Eu tenho passado aspirador de pó todos os dias mas ainda nao consegui acabar com o pó acumulado. Vou experimentar os produtos indicados para a banheira porque uma delas está nojenta e ainda nao estamos usando.


Mas, apesar da sujeira, o apartamento é bem legal. A sala é bem clara e espaçosa, a cozinha tem muitos armários pra esconder as bagunças e um dos quartos é bem grande e vai caber com conforto as caminhas das crianças e os brinquedos.


Hoje os nossos móveis chegarão e então a casa ficará com uma carinha melhor. Compramos tudo no Ikea e foi uma aventura de varios dias. No primeiro dia eu detestei tudo o que vi e saímos de lá horas depois sem nenhuma agulha.


No dia seguinte fomos a outras lojas e eu cheguei à conclusão de que neste momento o nosso bolso só comportava os móveis da Ikea mesmo. Entao no final da tarde voltamos e comecei ver as coisas com outros olhos e enxerguei alguma beleza naquilo tudo. Mas demoramos muito e quando vimos a loja ia fechar e não conseguimos comprar nada, mas pelo menos fizemos a listinha.


Ontem chegamos lá na hora do almoço, comemos na propria loja que tem uma lanchonete legal, com uma comida gostosa e barata. Antes da 1 da tarde começamos a olhar produto por produto e verificar as etiquetas (depois explico pra quem não conhece) e só no final da tarde chegamos ao caixa exaustos mas com tudo comprado.


A loja é igualzinha a Tok & Stok, só não sei se na hora de pegar a mecadoria e pagar é igual. Eu nunca comprei nada nesta loja porque sempre achei caro. Vc entra na Ikea e tem um percurso a seguir. É claro que vc pode cortar caminho, mas mais ou menos tem um percurso com setas no chão e vc vai passando pelos setores: sala, cozinha, banheiro, e por ai vai...


Ficam todos os produtos expostos, alguns ambientes decorados com todos os acessorios, tudo vc pode encontrar na propria loja pra comprar. Tudo tem etiquetas com descrição do produto e preços. Nestas etiquetas tem também dois numeros: aisle (corredor) e bin (meu dicionário diz que é container, mas no caso da loja é a posição onde ficam as coisas). Se vc quer comprar este produto vc deve anotar o nome e o código. Se vc quiser em outra cor por exemplo, eu aconselho a perguntar para um vendedor e ele te passará o codigo da nova cor. Os produtos com estes códigos são os que vc deve pegar no estoque e levar pra casa. E quando eu digo vc, é VC mesmo!!! Então vc pega o que quer seguindo o código e leva ao caixa.


Alguns produtos não tem estes códigos, são produtos que vc pode mandar entregar. Para estes produtos vc procura um vendendor e ele faz uma especie de nota que vc leva ao caixa, paga e leva para o departamento de entrega. Claro que vc pode pedir pra entregarem tudo, mas tem que pagar e depois ir com o carrinho para o departamento de entrega. Os produtos para entrega também podem ser retirados por vc mas de novo, vc pega a nota com o vendedor, paga e depois vai no departamento de pick up retirar. Nós pagamos CAD65.00 para entregarem 25 produtos independente do tamanho. O valor da entrega já será pago juntamente com os seus produtos.

Se vc efetuar a compra até as 2 da tarde eles entregam no mesmo dia e a partir das duas, eles entregam no dia seguinte.

Se eu fosse começar de novo eu faria o seguinte: iria na loja sem compromisso, escolheria tudo o que achasse legal e anotaria tudo. Tem papel, lápis e reguinha espalhados pela loja toda e fica super facil anotar tudo. O que tivesse certeza já pegaria no estoque e pagaria, e o que ficou na duvida, voltaria outro dia e olharia novamente mas com tudo anotado. Em cada setor já pegaria os codigos certinho e o que for pra entrega já pegaria a "nota" com o vendedor.


E prepare-se, porque nenhuma organização garante que vc vai encontrar o que quer no estoque, mesmo que o vendedor verifique pra vc porque alguem pode estar no caminho pegando exatamente o que vc queria e te deixar sem. Algumas coisas eu encontrei meio escondidinho e peguei o ultimo; e teve uma cômoda que estava com o preço muito bom e eu não encontrei nenhuma. E eu queria 4.


Se vc não encontrar o que queria no estoque eles podem ver quando vai chegar mais e vc já pode ir direto lá pegar. E se precisar tirar alguma duvida (algumas coisas têm o preço total no mostruario mas quando vc pega no estoque vem com tudo separado) os funcionários ajudam muito e até pegam as coisas pra vc.

Depois de tudo entregue vem a montagem. Eles montam mas eu não sei quanto eles cobram. Aquela história de montagem incluída na compra não tem. Vem tudo desmontado de verdade.

Se vc pretende montar tudo não se esqueça de um kit básico de ferramentas com pelo menos um martelo, uma chave de fenda, uma chave philips e chave de boca (estas foram as que precisamos até agora). Para as cadeiras foi necessária aquela chavinha que parece um L (não sei o nome) mas veio uma com cada cadeira, ou seja, agora eu tenho 6 iguais, rs.

Enfim, estamos cheios de tarefas e diversão por um bom tempo e as crianças estão adorando a bagunça. Assim que estiver tudo mais ou menos em ordem eu coloco algumas fotos da casa. Fotos desta bagunça eu tenho até vergonha de mostrar!!!

PS: todas estas informações são relacionadas à nossa experiência na IKEA de Etobicoke, Toronto, mas imagino que funcione do mesmo jeito nas outras.

PS2: tenho muitas novidades, muita coisa acontecendo e logo logo vou comentar sobre o paraiso das compras que encontramos hj aqui em Mississauga.