Skip to main content

Caminho das Indias


Eu sei que todo mundo acompanha a novela da globo. Eu não acompanhava no Brasil, mas quem diria, estou aprendendo muito sobre a India aqui em Mississauga. E não só sobre a India, sobre os muçulmanos também!!!

Estamos, ao que parece, bem no centro da cidade e também bem no meio das colonias de indianos e muçulmanos. No meu prédio eles são maioria assim como na escola do Edu. Tem sido uma experiência interessante e eu não me canso de olhá-los. Em especial as mulheres: as indianas com suas roupas super coloridas e muitas tão bonitas quanto a Juliana Paes. Já as muçulmanas com seus lenços coloridos cobrindo a cabeça e também muitas mulheres lindas.

Eventualmente encontramos com mulheres usando a burca. Até aconteceu uma história engraçada relacionada a isso. No primeiro dia de aula do Edu eu fui buscá-lo a pé e quando estávamos voltando eu percebi que o Edu olhava pra trás o tempo todo e super desconfiado. Quando olhei pra ver o que era percebi que bem perto de nós estava uma mulher de burca e não dava pra ver nem seus olhos.

Então perguntei pro Edu o que estava acontecendo e ele diz:

_ Mamãe, vc não disse que aqui no Canadá não tem bandido!!!???

Eu quase rolei de tanto rir. A sorte é que a moça com certeza não entendia a nossa lingua. Neste momento ela nos ultrapassou e ele segurou minha mão com força meio amedrontado. Então eu expliquei pra ele que aquela moça não era um bandido, que na religião dela as mulheres usavam aquela vestimenta mas que na casa dela ela podia tirar e que ele não precisava ter medo dela. Foi uma boa hora pra falar um pouco de diferenças culturais e foi ótimo.

Não sei se vamos ficar definitivamente em Mississauga, não sei se vamos continuar por muito tempo neste bairro ou nesta escola, mas esta sendo muito enriquecedor ficar tão próximo de culturas tão diferentes da nossa, tentar entendê-lo e como disse o
Fernando, aprender a respeitá-los. E principalmente, perceber o quanto somos parecidos.