Skip to main content

Carteira de Motorista


Depois de muitas idas e vindas (a Toronto), hoje o Sergio fez a prova prática de direção e conseguiu a carteira G. Estamos super felizes porque isto vai facilitar muito a nossa vida por aqui. Sem contar que a driver's licence é um documento muito importante no Canadá (haja visto que não conseguimos alugar o limpador de carpete porque não tinhamos a tal driver's licence).


O processo está muito bem explicadinho aqui, mas eu sempre acho importante ter as informações completas, então sugiro dar uma olhada aqui também. Antes de fazer a prova teórica e o exame médico tivemos que traduzir a nossa carteira de habilitação brasileira e pegar uma declação de autenticidade no Consulado Geral do Brasil em Toronto.


Esta declaração gera uma certa reclamação porque na verdade ela nada mais é do que a tradução da nossa carteira de motorista, então temos que apresentar dois documentos idênticos. Até um tempo atrás muitos brasileiros conseguiam fazer o teste sem precisar do documento do consulado, mas parece que estão mais exigentes e todo mundo que fez na mesma época que o Sergio precisou deste documento.


O atendimento no Consulado brasileiro foi um caso à parte. O Sergio foi até lá duas vezes e o tratamento foi nota 10: digno de primeiro mundo!!!


Após o teste escrito o Sergio recebeu a carteira G1 e então pode agendar o teste de direção. Nós entramos em contato com um brasileiro que dá aulas de direção em Toronto e ele deu algumas aulas para o Sergio e o preparou para o teste.


A prova é cheia de pequenos detalhes e eu recomendo aulas particulares para se preparar. Infelizmente estudando um pouco as leis por aqui eu percebi o quanto dirigimos mau em São Paulo (e no Brasil de uma maneira geral).


Eu já estou com meus documentos traduzidos e a carta do consulado; já li o livrinho e agora estou precisando encontrar um tempo (leia-se vergonha na cara) e ir até Toronto fazer o teste. Infelizmente o agendamento da prova prática demora um pouquinho (mais ou menos uns 20 dias) e só pode ser feito após o teste escrito. Mas confesso que a aprovação do Sergio tirou totalmente a responsabilidade das minhas costas, rs. Estou bem mais tranquila para tirar a minha carteira.


PS: nada como uma semana cheia de notícias boas para dar uma movimentada na nossa rotina.