Skip to main content

Primeiro dia no day care


Hoje foi o primeiro dia da Helena no day care da escola de inglês e eu não estou cabendo em mim de tanto orgulho. Ela teve que esperar dois dias para começar porque eu faltei da aula duas vezes esta semana (prova de direção do Sergio e entrevista de emprego no dia seguinte). Finalmente hoje pudemos ir e ela não estava mais aguentando a expectativa.


Foi o caminho inteiro andando sem reclamar (o que não é bem a cara dela). Estava uma chuvinha chatérrima mas que acabou sendo bem útil porque ela adorou levar o guarda chuva sozinha.


Quando chegamos na classe dela já haviam muitas outras crianças e eu vi a "professora" dizendo para duas outras meninas:


- Aquela é a Helena, ela está começando hoje mas está um pouco tímida, vcs me ajudam a cuidar dela?


Imediatamente as meninas levantaram-se e já ficaram esperando pela Helena. Eu tirei o casaco dela, coloquei a mochilinha na estante e conversei com ela. Expliquei que eu iria pra minha sala mas que se ela precisasse de mim a professora iria me chamar, que ela podia ficar brincando que eu estaria ali perto (minha sala é do outro lado do predio!!!). Eu a levei até a mesinha onde estavam as duas meninas e ela já foi sentando e começou brincar com uns joguinhos de montar (que ela adora).


Eu sai da sala e ela ficou super bem. É claro que no intervalo eu fui correndo babar na minha cria. Ela estava super tranquila em uma fila para lavar as mãos. Uma das meninas com quem a professora falou estava acariciando o cabelo dela e depois eu vi a menina ajudando a Helena a guardar a mochilinha no lugar. Uma graça.


Quando ela me viu no final da aula abriu um sorrisão e veio me mostrar os desenhos que ela tinha feito. Estava super contente e já fazendo planos para o que vai fazer amanhã. Veio o caminho inteiro pulando nas poças d'água; apesar da chuva ter passado chegamos as duas molhadas em casa.


De toda a família quem realmente está dando a cara para bater são o Eduardo e agora a Helena. Bem ou mal, eu e o Sergio conseguimos nos comunicar em qualquer situação. Eu fico imaginando o sufoco que eles não passam na escola, sem entender uma palavra do que os outros estão dizendo e ainda assim seguindo regras, fazendo as coisas, se divertindo e chegando em casa na maior animação para voltar no dia seguinte.


Eu estou me sentindo um balão de tão cheia, de tão orgulhosa; não paro de babar um minuto. Estava aqui olhando os três brincando de bola e com aquela cara de boba provavelmente porque a Helena parou de jogar e me disse:


- Eu sou linda, né mamãe? Vc estava olhando que eu sou linda?


- Vcs não imaginam o quanto vcs são lindos!

PS: o day care é pago mas o preço é acessível: são $55.00 por duas semanas. A sala é bem ampla e com varias opções de jogos, livros e brinquedos. Nos dias mais agradáveis eles também brincam na área externa ou no ginásio da escola. Ele solicitam que a criança leve um lanchinho bem simples sem chocolate ou nuts (padrão por aqui).