Skip to main content

Você é brasileiro?


Uma das dúvidas que sempre tenho aqui é se devo ou não conversar com os brasileiros que encontro pelo meu caminho. É dificil sair de casa e não topar com alguém falando português mas geralmente acabo não indo puxar conversa, até porque até hoje ninguém veio conversar comigo também, então ficamos empatados.

Ontem encontramos um casal com um filho no Wal Mart do Shopping Square One. Apesar de termos nos visto e percebido que todos eramos brasileiros ninguém conversou com ninguém. As vezes eu fico meio chateada comigo mesma porque fico curiosa pra saber quem são as pessoas, o que as trouxe até aqui e de repente pode até ser alguém que já me conhece virtualmente.

Por outro lado eu sei que muita gente não gosta deste "assédio" de outros brasileiros. Se sentem invadidos porque o fato de sermos do mesmo país não é motivo para sermos amigos. Eu concordo que não é mesmo. Para ser meu amigo não basta ser brasileiro mas eu já percebi que pessoas de outras nacionalidades não se preocupam muito com isso e basta reconhecerem uma palavrinha do nosso português já chegam perto com a perguntinha:

- Vocês são brasileiros?

E o papo começa...

PS: Se você estava com seu marido (ou sua esposa) e seu filho ontem à tarde no Wal Mart e encontrou com um casal atrapalhado e três crianças, desculpe não ter ido conversar com você. Mas eu prometo que da próxima vez não perderei a oportunidade. Agora se vc deu graças a deus por eu não ter ido fuja de mim porque da próxima vez você não terá tanta sorte!