Skip to main content

Psicologia infantil


Eu detesto, abomino, acho o cúmulo do absurdo ver certos pais chantageando um filho para conseguir que ele faça algo que não quer:

- Eduardo, se vc não comer eu vou ligar para a fulana avisando que nós não vamos mais!!!

Eu sempre prefiro conversar, contar uma história verídica, explicar porque é preciso fazer aquilo que eu estou pedindo, mas eventualmente o tempo e a paciência se esgotam e eu acabo tomando atitudes radicais.

- Crianças, venham aqui para cortar as unhas!!

Luísa e Helena chegam esbaforidas e brigando para ver quem vai ser a primeira. Elas adoram cortar as unhas. Já o Eduardo, detesta.

Não sei se algum dia eu o machuquei ou se foi algum outro trauma mas toda vez é a mesma ladainha: "não quero cortar", "vc vai me machucar", "então só o dedinho da mão", então só as unhas da mão", etc, etc...

Eu já pego o cortador preparada para longos minutos de negociação e muita conversa: explico que se a unha esta comprida vai encher de sujeira e que quando ele comer alguma coisa esta sujeira vai para dentro da barriga dele; explico que se a unha está muito comprida ela pode enroscar na meia ou em alguma outra coisa e pode descolar do dedo e que então vai ficar doendo muitos dias; e para cada explicação sempre o Sergio e eu temos uma história verídica do quanto sofremos com uma unha machucada.

Enquanto vou contando as histórias, ele vai se distraindo e eu vou cortando o que dá. Mas, as vezes ele não está mesmo a fim e não tem argumentação que dê jeito. Então, temos que tomar medidas mais drásticas:

- Tudo bem, então, se vc não cortar a unha vai ficar igual o Zé do Caixão!!!

- Quem é o Zé do Caixão?

- É um homem que tem uma unha enooorme!!! A unha dele é meio escura e vai fazendo uma curva assim ó: parece que vai entrar na mão dele! (descrição com muitos gestos e caretas, pra ficar bem impressionante).

Ao mesmo tempo que explicava como as unhas do Zé do Caixão são nojentas, eu já prendi os pés dele entre as minhas pernas e fui cortando sem parar de falar. E já está prometido: amanhã vou mostrar umas fotos bem bonitas das mãozinhas do José Mojica pra ver se ele entende porque eu insisto tanto para que ele me deixe cortar as suas unhas.