Skip to main content

Zilda Arns


As vezes eu me sinto em uma bolha aqui em Toronto: chovendo no Brasil, um frio danado na Europa e o Haiti devastado por um terremoto. Enquanto isso Toronto flutua nos seu 4 graus positivos em pleno mês de janeiro com um resquício de neve lá fora e uma sensação de impotência muito grande. Um vazio enorme!


O terremoto me abalou demais (sem trocadilho!) e a morte de Zilda Arns também.
Ao contrário do que se costuma fazer no Brasil, o trabalho de Zilda Arns era silencioso: sem grandes predios, sem ostentação, sem teorias caríssimas que só servem como propaganda eleitoral. Esta médica acreditava que é a traves da educação que se pode resolver a maioria dos problemas sociais de um país e eu concordo plenamente com ela. Com um trabalho simples de orientação e acompanhamento, Zilda Arns salvou a vida de milhares de crianças e tenho certeza que ela foi uma das grandes responsáveis pela diminuição da mortalidade infantil no Brasil.


Uma grande perda para o mundo.