Skip to main content

Secretária do Lar

Eu nunca quis ter uma pessoa todo dia limpando a minha casa. Desde que me casei as moças que trabalharam pra mim, normalmente vinham uma ou dua vezes por semana e eu cuidava da casa nos outros dias. Tambem sempre fiz questão de lavar a roupa e guardar porque gosto de organizar as coisas do meu jeito, nem que não fique lá muito prático.

Só quando a Luisa nasceu que eu aceitei ter alguem 3 vezes por semana, principalmente por causa da roupa para passar, e no finalzinho do meu tempo de Brasil, a minha querida Telma ia todo dia pra me ajudar a cuidar das crianças enquanto eu organizava as malas (e também para conversamos muito já que nos tornamos amigas muito próximas).

Aqui no Canadá, eu já sabia que as coisas seriam diferentes e que eu não teria esta mordomia. Por outro lado eu tenho o meu secretário do lar que apesar de não ser lá muito organizado, me ajuda muito (e eu não preciso pagar nada, só as refeições, rs).

Mas além do meu marido "faz-de-tudo-um-pouco", eu tenho também um pessoal muito bom de serviço: os produtos de limpeza. Eles não são lá muito baratos e também não têm a menor piedade com as nossas mãos, mas acabam com qualquer sujeira.

E olha que de sujeira eu entendo, porque meu primeiro apartamento por aqui estava em um estado lastimável e eu consegui deixar o forno brilhando!!!

Então, a minha querida amiga Elaine me deu uma super dica de um tal aspirador de pó que limpa a casa sozinho. Eu já tinha ouvido falar dele há muito tempo atrás, mas só me lembrei quando a Elaine comentou. Um belo dia nós encontramos uma super promoção na Canadian Tire; eu comprei e amei!! A Roomba, como as crianças a chamam, trabalha muito por aqui, tem dado conta do recado e adiantado muito o meu trabalho.

Tudo bem que ela é meio lerda e a minha cabeçinha racional não entende muito a lógica dela, mas o resultado é satisfatório para a minha exigência e com a vantagem de que enquanto ela limpa o chão (coisa que eu detesto fazer) eu posso fazer outras coisas.

Assim como qualquer secretária do lar, a Roomba tem suas manias e exigências. Limpa super bem, mas se tiver que passar por cima do seu pé, ela passa sem cerimônias, rs. E o que for encontrando pela frente ela vai levando embora. Assim, aqui em casa eu sempre tenho que dar uma conferida no que ela pegou pelo caminho porque sempre tem coisas das crianças. Ou então se enrosca naqueles elásticos de cabelo e fica fazendo o maior barulhão até vc ir desenrosca-la.

E se vc esquece de limpa-la, ela te avisa em dois idiomas (inglês e francês aqui no Canadá). Se apesar dos avisos vc insistir em não limpa-la, ela começa soltar sujeira por onde passa, tipo fazendo pirraça!!!

Quando algum local tem muita sujeira ela acende uma luzinha e dá algumas voltas no local para limpa-lo melhor e se ela decide que já está tudo limpo, ela toca uma musiquinha e pára. E quando percebe que a bateria está fraca ela volta sozinha até a base para recarregar.

Uma coisa que eu acho ótima nela é a capacidade de entrar embaixo dos moveis. Com o aspirador de pó normal eu tinha que ficar arrastando os moveis ou passando pano varias vezes até tirar toda a poeira. A Roomba, como é muito baixinha, entra embaixo do meu sofá, do armário da cozinha e das camas, depois, basta passar um paninho e já está tudo limpo. Sem contar que ela tem uma "escovinha" na lateral que tira a poeira dos cantinhos muito melhor do que o aspirador comum.

É claro que como a maioria das secretárias do lar, ela também gosta de esconder alguma sujeirinho embaixo do tapete, entao eu sempre levanto os tapetes para ela limpar embaixo e depois abaixo tudo para ela limpar em cima.

O modelo que eu comprei veio com dois sensores que restringem os locais onde ela vai limpar. Normalmente eu divido minha casa em 4 partes e cada hora ela limpa uma região. Como ela faz tudo sozinha, eu não tenho que ficar junto enquanto ela está limpando, mas tambem nao temos que sair do ambiente porque o barulho não é muito alto.

É obvio que ela demora mais do que eu para aspirar o pó da casa inteira, mas ela é como uma lava-louça: demora mais mas te deixa livre para fazer outras coisas e ao invés de ter que passar aspirador todo dia na casa, eu deixo a roomba limpando por mim.

Neste video da pra ter uma boa idéia de como funciona. Tudo bem que é propaganda, mas não é de todo enganosa, rs!!!



PS: agora a Elaine já me falou da Roomba que "passa pano no chão"!!! Já pesquisei como funciona e já estou juntando umas economias para comprar uma quando encontrar uma super liquidação, rs.