Skip to main content

Cadê o 10 que estava aqui????

Toda semana o Edu tem spelling test (ditado) na escola. Na segunda a professora manda uma lista de 10 palavras para ele estudar e na sexta feira faz o teste. No início, eu achava este método muito esquisito, mas conversando com a professora e vendo a evolução do Edu na leitura, hj eu acho que para o aprendizado da lingua inglesa até que é bem eficiente. As palavras da lista muitas vezes têm a mesma sonoridade o que ajuda todo mundo aqui em casa na pronúncia, rs.

Algumas listas são mais difíceis e a nota vem um pouco menor (5, 2...), mas de uma maneira geral, ele tem ido super bem nas provas e qd não consegue um 10, estuda com mais vontade na semana seguinte, rs.

A semana passada as palavras foram do tipo when, what, which e por ai vai... Ele estudou bastante e um dia antes da prova estava acertando o spelling de todas as palavras. Depois da correção, a professora devolveu a prova, ele tirou 10 e foram para o parque. Quando voltaram para a classe o Edu percebeu que a prova dele estava diferente. Na ingenuidade dele, ele só viu que nota agora era 5 e que a letra estava muito maior que a dele.

Ele foi mostrar para a professora e a fraude foi constatada, rs. Um amiguinho dele, tirou 5 mas queria tirar 10 e apagou os nomes dos dois e escreveu os nomes trocados nas provas, rs. O problema é que ele tem apenas 6-7 anos e a coisa ficou muito mal feita: ele não conseguiu apagar direito os nomes e todo mundo via a falsificação.

Mas o que me assustou um pouco foi a idéia. Um menino de 7 anos já com uma idéia destas; imaginem quando chegar na adolescência!!!

Brincadeiras à parte, eu fiquei com muita pena do menino e pensando porque ele agiu assim. A diretora disse que ele foi para a diretoria chorando e dizendo que queria ter tirado 10. E o Edu ainda tentando consolá-lo dizendo que 5 também era uma boa nota. Segundo a diretora ele dizia:

- Não chora, eu também gosto de 5! Se vc quiser pode ficar com o 10.

E este gesto de simpatia e solidariedade foi o que realmente valia uma nota 10.

PS: eu ia escanear a prova mas achei melhor não para preservar a identidade do menino.