Skip to main content

Open house

Depois de muitas emoções aqui na "casa do polones", enfim está chegando a hora de dizer adeus. Compramos nossa primeira casa aqui no Canadá e estamos super felizes. Tudo bem que agora temos uma grande dívida para pagar, mas pelo menos sabemos que nosso dinheiro está indo para algo nosso.


Apesar de ser um processo um tanto estressante, também foi muito divertido. Vimos e conhecemos vários lugares diferentes, várias casas e posso dizer que quase me convenci que existem fantasmas por ai, rs. Mas mesmo as casas mais "toscas" que visitamos valeram a pena.


As chamadas open house (casa aberta) são muito legais. Nos finais de semana tem milhares de casas à venda que ficam abertas para se visitar. Os donos da casa saem por um período, geralmente das 2 às 4 da tarde, e fica um corretor recebendo quem queira ver a casa. O engraçado é que estes corretores geralmente deixam os visitantes andando pela casa sozinhos, sem nenhum controle. Eu já vi um monte de gente abrindo armários e gavetas, rs. Já vi casa super cheias de gente andando sem nenhum controle... enfim, imagino como os donos se sentem...


A primeira open house em que fomos foi bem dificil. Chegamos à porta e ficamos naquela indecisão se deveriamos ou nao entrar, como funcionam as coisas... mas a partir da segunda, já nos sentiamos em casa. As crianças amaram a idéia e andavam de carro procurando as placas de open house. Com estas visitas nós aprendemos muitas coisas sobre casas por aqui e isso nos ajudou muito na hora de escolher a casa que compraríamos.

Comprar uma casa por aqui não é exatamente uma tarefa fácil: as casas são vendidas em duas semanas e alem de ficar muito atento, temos que ter sorte também para encontrar a casa certa no lugar que queremos e que ninguem a tenha comprado ainda. As open houses foram determinantes na hora de escolher o bairro ou cidade. Visitando várias vizinhanças diferentes tivemos a certeza de que Toronto era a escolha certa para nós. Nestas visitas também decidimos o tipo de casa que se encaixaria melhor nas nossas expectativas: tiramos varias dúvidas e encontramos varias certezas. Depois desta fase, ficamos com um mapa da  região que nos agradava e encontrar a "casa dos sonhos" ficou bem mais facil.

Pra quem está pensando em comprar uma casa em um futuro próximo, as open houses são ótimas pra dar uma idéia de como são as casas e a vizinhança da região. Para quem nem pensa em comprar casa mas gosta de decoração ou tem curiosidade em saber como são as casas por aqui, as open house podem ser uma boa opção de lazer gratuito, rs.

PS: estes dois sites foram muito uteis para nós:

REALTOR.ca - neste site se encontram todas as propriedades que estão à venda no Canadá. A maioria das propriedades têm fotos e uma boa descrição de como está a construção.

Toronto Real state Board: neste site tem as propriedades que terão open house na GTA.