Skip to main content

xixi na plantinha

Adicionar legenda
Primeiro Gisele Bundchen faz campanha em rede nacional para as pessoas fazerem xixi no chuveiro durante o banho. Eu achei a idéia boa. A nossa urina é estéril (ou seja, livre de bactérias), é muito solúvel em água, não tem gorduras ou outras substâncias que possam aderir à parede ou ao chão, então não vejo problemas nas crianças fazerem xixi na banheira (aberta, é claro). E não resta dúvidas de que a descarga desperdiça muita água, em especial para quem tem criança pequena saindo das fraldas e que toda hora precisa fazer um xixizinho.

Agora eu vejo  no Toronto Star uma reportagem falando de vários "jardineiros" e agricultores da Província de Ontário que estão aderindo ao uso de urina humana em suas plantinhas. Parece que na região de Oregon e Chicago, além da Finlândia e Suécia, muita gente já aderiu. Eles adicionam a urina aos fertilizantes.

Acho interessante a idéia porque não resta dúvidas de que a nossa urina é um excelente concentrado de nitrogênio. E tem várias outras vantagens como ser estéril e super barata. Se pensarmos  bem, é um desperdício mesmo jogar tantos nutrientes nos lagos e rios. Mas no alto da minha modernidade e minhas preocupações ecológicas, existe uma pessoa que precisa de um tempo pra se acostumar com estas novidades.

A questão que fica na minha cabeça na verdade é a parte mais prática da coisa. No caso dos homens até acho mais fácil, mas para a mulherada coletar a própria urina... sei lá, acho meio complicado.

Mas vou pensar a respeito: talvez colocar um postinho dentro de uma bacia em frente de casa, pra chamar os cachorros da vizinhança e coletar a urina deles ou...

- Seeergio, será que dá pra vc molhar as plantas?

PS: talvez eu até faça um teste com minhas plantinhas. Umas com, outras sem, pra ver se faz alguma diferença...