Skip to main content

Aniversário no Canadá

Ao contrário do Brasil, festa de aniversário por aqui geralmente é coisa pra criança, e só pra elas. A maioria das festas canadenses foram feitas em buffet e é bem diferente do Brasil. Vc leva a criança até o local onde já na chegada eles tiram os sapatos e as funcionárias perguntam se vc vai ficar ou não. A maioria dos pais não ficam e voltam no final da festa para buscar os filhos. Se vc optar por ficar, tudo bem, mas vai ficar só olhando as crianças brincarem porque geralmente a comida é só para as crianças.
E não tem aquela história de criança com copinho e salgadinho andando pra todo lado ou garsons servindo tudo fresquinho para os convidados em suas mesa, rs... Aqui no Canadá as crianças brincam em um lugar e comem em outro local... e tudo com tempo marcado para acontecer: chegam, tiram o sapato, brincam um pouquinho, na metade de festa vão para outra sala comer pizza e beber alguma coisa, em seguida cantam parabens (sem palmas!!!), comem o bolo, voltam para os brinquedos e finalmente são convidados a irem embora. Tudo em cronometradas duas horas!!!

Foi muito engraçado a primeira vez em que nos convidaram para ir embora da festa pelo auto falante. Mas já vivemos situações bem interessantes como ter que ajudar os pais do aniversariante a carregar os presente para fora na maior correria porque as crianças da outra festas já estavam entrando no salão ou ter que ir embora simplesmente porque os funcionários começaram a apagar as luzes. Houve uma vez em que apagaram as luzes e uma criança estava no banheiro e saiu desesperada chorando porque a deixaram no escuro, rs...

Mas se à primeira vista tudo parece meio estranho, com o passar do tempo a gente vai se adaptando e eu chego a achar que o esquema aqui é bem legal. Festa de criança é festa para criança e os pais são apenas acompanhantes ou motoristas. E mesmo com todas as regras as crianças se divertem muito e adoram.

O tempo parece curto, mas na verdade não é. As crianças se cansam bastante, mas não chegam a ficar exaustas e chatas, rs...

Meu problema com as festas são as meninas: acostumadas com vestido de festa, sandalia ou sapatinho social, meia fina e tudo o mais, sempre reclamam muito quando quero colocar calça ou bermuda e meia (obrigatório em quase todos os lugares).

Na festa de ontem não foi diferente: foi a maior choradeira com a roupa que eu separei e então eu cedi: vestidinho bolo-de-festa e sandália. Ao chegarmos ao buffet TODAS  as meninas de legging ou jeans e tenis, rs... mas tudo bem, elas estavam se achando o máximo em seus vestidinhos. O difícil foi convence-las que para entrar elas teriam que trocar as sandálias por meias.

- Mas não combina, mamãe!!!