Skip to main content

E esse tal frio...

Na verdade muitas coisas que dizem por aí do tal inverno de Toronto me parece exagero. Vou falar de Toronto porque é o que eu conheço ou pelo menos conheço há dois anos. Nos nossos primeiros meses de Canadá as histórias foram muitas: algumas bem convincentes mas algumas... acho que nem no centro do Polo Norte chegam a acontecer.


O fato é que com o tempo o nosso corpo vai se adaptando ao inverno ou, nós aprendemos a comprar as roupas e acessórios adequados e aprendemos também em qual situação devemos usar cada coisa. Logo que chegamos por aqui com nossos casacos quentíssimos vindos direto de Atlanta, nos EUA, descobrimos que tudo o que aprendemos sobre frio na região sul dos EUA não servia para Toronto. Para as crianças nós compramos roupas quentinhas imediatamente, mas para nós, resolvemos esperar o próximo inverno uma vez que aquele estava acabando.  Desembarcamos no dia 18 de março e passamos muito frio até metade de maio, eu diria.


Em outubro, quando começamos passar frio novamente, compramos casacos adaptados ao Canadá e começamos a aprender os truques para não passar frio e/ou calor por aqui. Sim, porque no nosso primeiro inverno canadense eu acho que passamos mais calor do que frio. Como todos os lugares são aquecidos (alguns exageradamente), se vc sai de casa com varias camadas de roupas, ou vai carregar um caminhão de blusas ou vai passar calor.


Agora, é bem complicado, por exemplo, fazer supermercado com varios casacos enchendo o seu carrinho, rs... ou andar pelo shopping com os varios casacos nos braços...


Se vc coloca meia de lã embaixo da calça para passar o dia em algum lugar fechado, provavelmente vai transpirar o dia inteiro. E sua bota de neve, que é perfeita para brincar na neve, vai fazer seu pezinho virar um paozinho no forno.


As crianças também sofreram muito com o frio, ou melhor, com o calor que passavam quando eu sentia frio. Assim que chegamos nosso aquecedor foi colocado em 25°C, a temperatura ideal para mim. Entretanto, meus filhos transpiravam o dia inteiro dentro do apartamento. Hoje eu fico com uma blusinha fininha para eles se sentirem bem com os 21°C de casa. Na escola, eles também sofreram porque preocupada com o frio, eu os enchia de roupas. Com o tempo foi percebendo que era bobagem todo aquele exagero.


Luvas impermeáveis, bota e casaco de neve e touca são como uniforme: eles sempre usam no frio. O que vai por baixo eu decido dependendo do local para onde eles vão. Para a escola, um moleton embaixo do casaco é suficiente. Se vamos ficar muito tempo ao ar livre, coloco uma blusa bem quente embaixo do casaco e completo com touca,, cachecol, luva impermeável...

Ao contrário do que eu imaginava, as meninas usaram muito vestido e saias durante todo o inverno... O importante mesmo é ter bom senso para que seu filho não passe frio, mas também não fique cozinhando cheio de roupas nos lugares fechados.