Skip to main content

Feriados

Ao contrário do que eu pensava quando cheguei aqui, o Canadá tem muitos feriados. Talvez não seja comparável realmente ao Brasil, mas acho que o número é bem suficiente.

O que me chama muito a atenção por aqui são as diferenças em importancia das coisas. No Brasil o reveillon é sem duvida alguma um dos dias mais esperados do ano e eu sempre espero ansiosa pelas queimas de fogos à meia noite. Infelizmente no Canadá isso não acontece. Aqui no meu bairro não se ouve nem biribinha: absolutamente nada!

Este ano fomos para o downtown porque a Luisa Elena queria ver a queima de fogos "na cidade grande". Nós duas nem tivemos tempo de nos cumprimentar e os fogos já tinham terminado: foram no máximo dois minutinhos de um barulhinho. O interessante é que uma multidão corre para o local, fica dois minutos parada vendo os "foguinhos" e em seguida vai embora feliz da vida. Eu e a Luisa apesar da decepção, caímos na gargalhada quando lembramos de todo o esforço para chegar ao downtown para ver "aquilo".

Pra compensar, o Victoria Day, comemorado em maio é um dia bem mais animado que o reveillon. Muitas pessoas compram e soltam fogos perto de suas casas ou nos parques da cidade. Este ano nós não conseguimos encontrar os lugares certos e só vimos algumas bombinhas esparsas, mas deu pra perceber que em alguns lugares mais distantes teve queima de fogos.

Mas o dia importante por aqui é sem duvida alguma o Canadá Day, comemorado no dia primeiro de julho. Com um mês de antescedencia as lojas já começam vender camisetas, bonés, chaveiros e um infinidade de produtos com a bandeira ou motivos relacionados ao país. E no feriado propriamente dito são organizadas varias festas para comemorar e em quase todas elas, uma queima de fogos assim que anoitece. Neste dia, os pobres brasileiros, saudosos do reveillon de suas cidades podem enfim, se lembrar dos fogos.

Certamente não é nada comparado à praia de Copacabana no dia 31 de dezembro, mas... eu gosto bastante e sempre fico esperando ansiosa por este dia também. Até porque, eu sei que depois do primeiro de julho, eu terei dois meses de ferias com as crianças e com o calor!!!