Skip to main content

Uniforme and dress code

Quando as crianças estavam na escola do Brasil, eles usavam uniforme e eu apesar de achar super prático ficava meio brava com os preços. Era super caro e eles só permitiam que os uniformes fossem de uma determinada loja (que vendia os uniformes dentro da escola). Não era raro as crianças "perderem" blusões, maiôs da natação e as vezes até calça ou camiseta, mesmo com nome.


Quando decidimos mudar as crianças para a escola católica, no ano passado, eu achei que eles teriam que usar uniforme também porque as escolas católicas que eu conhecia na região exigiam. Mas na escola das crianças não era obrigatório e os pais votaram contra em uma votação que foi feita na escola naquele ano. Só que agora, a "secretaria da educação católica" de Toronto resolveu que todos os alunos do Board (a tal secretaria em traduçao livre) devem usar ou uniforme ou o dress code.


A diferença é que o uniforme tem o logotipo da escola e portanto só é vendido em determinadas lojas, provavelmente onde é feito. O Dress Code (roupa apropriada, em tradução muito livre) é a determinação de uma cor  (geralmente duas) que os alunos devem vestir. No caso da Mother Cabrini as crianças devem usar calça ou saia azul marinho e camiseta branca ou azul marinho. As camisetas não podem ter desenhos e é proibido o uso de calça jeans.


Pela primeira vez, desde que estou aqui, eu prestei atenção nas lojas de roupas infantis na oferta de uniformes escolares. Eu fico me perguntando se eles sempre estiveram ali nesta época e eu nunca havia prestado atenção ou se realmente só começaram aparecer por causa desta determinação das escolas católicas.


O fato é que encontramos varias opções de modelos, tecidos e preços na maioria das lojas que costumo comprar roupas para eles normalmente. Como varias coisas aqui, parece que os uniformes tambem são vendidos somente em determinadas épocas do ano (seasonal) e na maioria das lojas eu ja nao tenho encontrado muitas coisas, ou pelo menos não no tamanho que sirva nas minhas crianças. Espero que eles sejam vendidos o ano inteiro porque a gente sempre precisa de alguma coisinha no decorrer do ano letivo.