Skip to main content

Eu vou alí lavar umas roupinhas e não sei quando volto

Pra brasileiro o ato de lavar roupa é a coisa mais simples do mundo, né?? Vc pega o cesto de roupa, leva pro tanque e pronto: lava!!! Na máquina ou na mão, o fato é que todo mundo tem uma lavanderia em casa, nem que seja a beira do rio e depois, pendura tudo no varal e o sol que se vire pra secar.

Aqui no Canadá a coisa não é tão simples assim!! Não é nenhum absurdo por aqui um apartamento simplesmente não ter lavanderia e vc ter que lavar a sua roupa fora de casa, em uma das coin laundries (são máquinas que funcionam quando vc coloca uma moeda). Em muitos apartamentos e casas a coisa funciona assim.

Quando chegamos aqui, nós quase alugamos um basement de um casal portugues muito simpático. Ninguem queria alugar para nós e já estavamos meio desanimados, mas o detalhe era que para usar a lavanderia dele teriamos que usar moedas também. E dá pra entender até a posição dele: imagine quanto de energia elétrica que uma família com 3 crianças não gasta de energia elétrica secando roupas.

Em muitos prédios existe uma lavanderia comum por andar ou uma só, para o predio todo. Não sei bem como funciona, mas quando fui para Atlanta, nos EUA, o esquema era esse e funcionava bem, mas a trabalheira era enorme. Tinha que descer até a lavanderia, pegar o carrinho para colocar o cesto, descer de novo com a roupa e ficar lá embaixo esperando tudo ficar pronto. Eram 3 máquinas de lavar e três de sacar e sempre tinha alguem usando.

O bom mesmo é vc ter a lavanderia dentro da sua casa. No primeiro apartamento que moramos no Canadá tinhamos uma portinha perto do quarto das crianças onde ficavam a máquina de lavar roupa embaixo e a secadora em cima. Era super prático, mas varalzinho nem pensar.

Em seguida alugamos uma casa com dois basements alugados embaixo. A lavanderia era grande mas não era "terminada" com eles chamam aqui. Isso significa que as paredes não são rebocadas e o piso é cimentado. Em um dos basements morava uma moça sozinha e no outro morava um casal. Não era muito complicado se organizar para usar as máquinas mas sempre tem aquela história de não poder lavar a roupa a qualquer horário. Não é a melhor das situações...

O fato é que lavar roupa, que é uma coisa tão obvia no Brasil, aqui no Canadá pode ser meio problemática quando vc pensar que temos um inverno longo com temperaturas abaixo dos 10 graus por no mínimo uns 6 meses. Então, pra quem vem morar no Canadá, alem de todas as preocupações que se deve ter normalmente para se alugar uma casa, é preciso perguntar: " e a lavanderia?" porque pra muita gente ir lavar roupa pode significar uma longa caminhada carregando uma mala de roupa suja e muito tempo de espera.