Skip to main content

Posts

Showing posts from September, 2011

Lugar de criança é na escola

Hoje está sendo a Terry Fox Run na escola das crianças. Todo mundo vestido de vermelho e branco, com bandeirinhas do Canadá andando pelos arredores da escola em homenagem ao Terry Fox. As crianças levaram moedinhas que serão doadas para a pesquisa do Cancer e de quebra a gente ainda ganha um pouco de conhecimento da cultura canadense.

Minha amiga canadense se emociona e chora quando fala no assunto. Eu me emociono e choro quando vejo as oportunidades que estamos tendo de viver tudo isso. Nós duas, adoramos o Terry Fox Run de qualquer forma.

Na minha modesta opinião de mãe de 3 em idade escola, uma das melhores coisas que acontece na vida de uma criança é o momento em que ela vai para a escola, especialmente se isso ocorre após os dois anos.

Me lembro que o Eduardo, quando tinha 2 anos, queria muito ir para a escola. Esperava ansioso pela vez dele e acho que foi ótimo pra ele esta experiencia (mesmo tendo escolhido mal a escola, naquele momento).

O fato é que a escola é o melhor contrapon…

Cardápio semanal

Já faz muito tempo que venho amadurecendo esta idéia de ter um cardápio pronto toda segunda feira pra não ter que pensar nisso durante a semana. Como sou meio detalhista eu ficava pensando em maneiras de fazer, como organizar os acompanhamentos, planilha para organizar os dias e no final eu pensava, pensava e não fazia nada.

A semana passada eu resolvi simplificar. Fiz uma listinha super simples igual a esta:

segunda: carne moída

terça: frango refogado

quarta: lasangna

quinta: bife a milanesa

sexta: strogonoff

Fiz esta listinha em um caderno de anotações e pronto. Comprei o que precisava e o negocio funcionou super bem. Só na sexta feira comemos no mcdonalds porque algumas crianças vieram brincar aqui e a mãe de uma delas trouxe lanche para todos, então eu e o sergio acabamos aderindo também. E então fiz o strogonoff no sábado.

Para esta semana já fiz meu cardápio também. Um pouquinho mais elaborado, mas também muito simples:

segunda: steak com azeitonas e arroz branco. Talvez feijão se der pr…

Encontro no supermercado

Eu detesto encontrar gente conhecida em supermercado pequeno!!! Na hora do encontro é legal, vc pergunta da familia, ela pergunta da sua, trocam-se algumas amenidades sobre a correria do dia a dia, os preços das frutas, o que as crianças gostam para o lunch e vai cada um para um lado.

Só que o supermercado é pequeno e vcs acabam se encontrando muitas outras vezes!!! É inevitável dar uma olhadinha no carrinho dela e perguntar sobre alguma coisa que tem lá. Neste segundo encontro normalmente vcs  trocam algumas dicas de snack para a escola, alguma receita prática para fazer no jantar, alguem indica um lugar melhor para comprar frutas e verduras e vcs se separam novamente.

Mas os encontros são inevitáveis e a menos que vcs sejam muito amigas, a situação vai ficando engraçada porque o assunto acaba, não dá mais pra ficar se cumprimentando e o que eu sinto, na verdade é vontade de rir.

Minha amiga sentiu o mesmo e cada vez que nos encontrávamos caíamos as duas na risada. Já não tinhamos mais…

A foto com o Cauby Peixoto

Eu sempre fui toda politicamente correta e sempre tomei muito cuidado com piadinhas. O meu marido, entretanto é mais realista e fala o que pensa sem estes melindres e eu não sei se ele não está realmente certo.

Então um dia eu estava na sala do meu chefe, o Sergio entra e comenta olhando uma foto da esposa do chefe com seus filhos: "nossa, mas a esposa do chefe parece o Cauby Peixoto!!!".

Eu fiquei indignada: soltei um caminhao de melancia em cima dele depois de uma grosseria como esta. Fiquei mesmo brava com a "brincadeira".

Até que um dia eu entrei na sala do chefe novamente junto com outra estagiária e ela me perguntou:

- Quem são aquelas crianças?
- São os filhos do chefe.
- Mas porque os filhos dele tiraram foto com o Cauby Peixoto?
- risos, risos, choro de tanto riso... explicação.

Passado alguns dias uma outra estagiária entra na sala onde eu estava e diz:

- Nossa Mari, porque o chefe tem uma foto do Cauby Peixoto em cima da mesa dele? As crianças são filhos dele??…

O maníaco do Wal Mart

Eu sou muito distraída focada, por isso não é raro eu passar batido por uma pessoa que conheço ou ir conversar com alguem e não cumprimentar o outro conhecido que estava conversando com este alguem, coisas deste tipo... quando fazem comigo eu chamo de falta de educação, mas quando eu faço, eu chamo de foco!


Fui ao wal mart as   9:30 da noite de domingo comprar umas coisinhas. Apesar de não ser um horário muito ortodoxo, eu gosto bastante porque sei que as crianças estão dormindo e que a loja vai estar vazia. Quando já me preparava para ir para o caixa, me distraí fiquei focada  olhando umas roupas de cama e banho. De repente, eu percebi alguem perto de mim: um cara de uns 50 anos, com cara de bobinho, vestido como menininho. Ao perceber que eu o vi, ele disfarsou, foi andando para o outro lado, mas de vez em quando olhava para trás.

Na hora eu pensei: este cara está querendo roubar alguma coisa e eu o estou atrapalhando. Saí dali e fui para o corredor ao lado. Só que o cara entrou no me…

Convenções sociais

Para se dizer que uma pessoa está totalmente adaptada a um determinado grupo, eu acho que ela precisa entender e conseguir seguir todas as regras do grupo. O problema é que muitas vezes estas regras não estão escritas em nenhum manual e a grande dificuldade é entender o que se espera de vc e o que é aceitável no comportamento das pessoas.

Ao contrário do Brasil, no Canadá nenhum homem vai á piscina ou às praia com sunga. Homem aqui deve usar bermudão na água. Mesmo os meninos usam bermuda. No máximo um macacão justinho para nadar mas que vai até o joelho. Sunguinha brasileira é motivo de olhares assustados. Mas não é proibido, porque na piscina que frequentamos tem varios senhores que usam, mas só os bem de idade, porque os mais jovens não abrem mão da bermuda.

Os maiôs femininos também são super comportados. Em sua maioria as canadenses usam maiôs que cobrem 100% do bumbum. Sabe aquele maiô de perninha da sua avó??? Aqui é última moda!!!  Mas não pensem que estes são os maiores: com…

Coisas de menina

Queridas mamães de meninas porque as mães gostam tanto de criar suas filhas como se fossem bonequinhas de porcelana???

Uma das coisas mais comuns que existem são meninas tratadas como se fossem menininhas, Barbies, bonequinhas de porcelana ou mais apropriado dizer: seres humanos feitos para casar,  ter filhos e cuidar de uma casa. Este não pretende ser um post feminista, mas sim um post em defesa da auto estima e das oportunidades para as meninas.


Nós mulheres gostamos tanto de falar em feminismo, falar dos nossos direitos, dos nossos salários mais baixos, somos todas modernas, independentes, bem resolvidas, com empregos maravilhosos, podendo fazer tudo o que qualquer homem faz, mas  nos esquecemos que nossas filhas um dia serão mulheres e nós estamos criando pequenas princesas para um mundo de conto de fadas que não existe.


Pra chegar a esta conclusão eu não fiz nenhum estudo científico ou li alguma revista de comportamento: eu saí para comprar brinquedos e roupas para minhas filhas. Or…

Crianças imprevisíveis

Há algumas semanas atrás eu fui na casa de uma amiguinha da Helena para um Playdate. Nunca tinha ido lá antes e foi super legal, mas... o irmaozinho da menina, foi acordado pela mãe quando cheguei para poder brincar também. Ele tem 2 anos e meio e chorou muito quando a mãe o acordou. Na verdade ele não parou de chorar durante as duas horas em que eu estive lá.

Ficou o tempo todo no colo da mãe, chorando e fazendo birra, sem querer nada e quando eu falava com a moça, ele gritava bem alto para não conseguirmos conversar. Eu fiquei super chateada porque percebi que o menino estava muito incomodado com minha presença, mas ao mesmo tempo eu não podia ir embora porque a Helena estava brincando com a menina. Enfim, fiquei duas horas ouvindo o menino chorar e fazer birra, rs...

Alguns dias depois disso voltamos à casa dele para o aniversário da menina. Com muita sensibilidade, esta mãe convidou não só a Helena, mas tb o Edu e a Luisa. O Edu tinha soccer e eu fui só com as meninas. Assim que che…

Cuidado com a roupa intima

A avó de uma amiga minha sempre dizia que não devemos usar calcinha ou sutiã velho. Nas palavras dela:




- Se um dia vc for atropelada na rua, todo mundo vai aquela calcinha furada e com o elástico frouxo!!!


Ouvi tantas vezes esta história que nunca mais me esqueci e toda vez que penso em colocar aquela calcinha mais velhinha para sair de casa, desisto, pensando no atropelamento, rs.


Seguindo a mesma lógica, procuro estar sempre repondo as calcinhas e cuequinhas das crianças. E aquelas mais velhinhas, normalmente eu deixo pra eles usarem em casa. Logicamente com o marido funciona assim também. Quando vou dobrar a roupa, dou uma geral e já coloco no lixo o que já passou do prazo de validade, rs.


Então no aniversário dele, comprei varias coisas de uso pessoal que ele estava precisando e enchemos a mesa de presentinhos para o papai. Dentre os presentes ele ganhou meia dúzia de cuecas.


Eu juro que procurei muito por cuecas de qualidade e ao mesmo tempo bonitinhas, mas no tamanho dele e no modelo…

Odeio stickers

Eu gostaria de saber quem foi o infeliz que inventou estes malditos stickers (aqueles adesivos com personagens conhecidíssimos das crianças e que elas colam em todo lugar). Aqui no Canadá estas porcarias são uma mania: vc ganha um monte deles nas festas de aniversário, nas festividades da escola, no término das aulas de ginastica, futebol, dança... só a natação se livra dessa febre por motivos obvios.

No início eu achava super legal, super bonitinho aquele adesivo super delicadinho grudado nos pulsos das crianças quando terminavam alguma atividade. Mas minha opinião mudou totalmente!!! Primeiro que alguns destes adesivos se soltam das mãos das crianças tão logo elas ganham e aí começa a choradeira:

- Mamãe, eu perdi meu sticker!!!

E lá vai a mamãe procurar por um sticker minúsculo nos lugares mais estranhos como na grama do parque, embaixo do carro, nos banheiros públicos, no ralinho da pia onde a criança lavou a mão.

Mas quando a cola do negócio é um pouco melhor, não posso dizer que re…

Coisas importantes

A quantidade de desenhos, figuras, dobraduras, cartõezinhos que eu recebo das crianças é enorme!!! Quase todo dia um deles me dá alguma coisa que acabou de fazer pensando em mim. É uma delícia receber estes pequenos agrados e ir guardando estas memórias de cada fase da vida deles. O problema é espaço para guardar tudo.

As vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba não dando tanta importancia para um desenho que acabou de ser feito pra vc. A criança chega na hora mais impropria, quando vc está com o fogão cheio de panelas quentes ou está naquele telefonema importante em inglês e nem pode apreciar aquele presente feito com tanto amor e carinho.

Naquela correria, vc acaba deixando um desenho super lindo em cima da mesa e um copo de suco vira em cima dele, ou ele cai no chão e todo mundo pisa... enfim, de alguma forma, algo que deveria ser cuidado foi deixado de lado e estragou...

isso já aconteceu algumas vezes aqui em casa e a decepção da criança é enorme. É como dizer:

- Não estou inte…