Skip to main content

Convenções sociais

Para se dizer que uma pessoa está totalmente adaptada a um determinado grupo, eu acho que ela precisa entender e conseguir seguir todas as regras do grupo. O problema é que muitas vezes estas regras não estão escritas em nenhum manual e a grande dificuldade é entender o que se espera de vc e o que é aceitável no comportamento das pessoas.

Ao contrário do Brasil, no Canadá nenhum homem vai á piscina ou às praia com sunga. Homem aqui deve usar bermudão na água. Mesmo os meninos usam bermuda. No máximo um macacão justinho para nadar mas que vai até o joelho. Sunguinha brasileira é motivo de olhares assustados. Mas não é proibido, porque na piscina que frequentamos tem varios senhores que usam, mas só os bem de idade, porque os mais jovens não abrem mão da bermuda.

Os maiôs femininos também são super comportados. Em sua maioria as canadenses usam maiôs que cobrem 100% do bumbum. Sabe aquele maiô de perninha da sua avó??? Aqui é última moda!!!  Mas não pensem que estes são os maiores: com o multiculturalismo e as várias religiões que temos por aqui, vc encontra de tudo nas piscinas da cidade. Tem muito maiô com sainha cobrindo o bumbum ou uma saiona que vai até o joelho. Maiô tipo calça legging também é muito comum. E tem as mais radicais em comportamento que entram na água de manga comprida e véu.

Mas ao contrário do que possa parecer, nem todo mundo é super "comportado" deste jeito. Principalmente as mais jovens usam maiôs bem mais cavados, que eu particularmente acho muito mais bonitos e elegantes. Nada comparado com o nosso maiô brasileiro, mas pelo menos sem a perninha.

Se por um lado os maiôs femininos são comportadíssimos para os padrões brasileiros, os shorts das meninas podem deixar muitas brasileiras coradas. O uso do "shortinho canadense", apelidado assim por mim, é muito democrático. Alem de poder ser curtíssimo, todo mundo usa. As magrinhas, as gordinhas, as mocinhas, as mais velhinhas: ninguem se constrange com celulite e pelanquinhas à mostra.

Hj eu vi uma moça na rua com um shortinho que mostrava uma parte do bumbum de tão curto. Juro que não é exagero!!!

Já as saias têm um código um pouco mais restritivo, apesar de poderem ser curtíssimas, são geralmente usadas somente pelas mocinhas. E estas mocinhas ficam tão à vontade com suas micro-saias que todo mundo é obrigado a olhar para o outro lado se não quiser ver o que não deveria. Os modelos são varios: dos justinhos aosrodadinhos, com babadinho, saia godê... não importa desde que seja bem curtinha, rs.

Quanto às crianças, quase tudo é permitido desde que a criança esteja vestida. Meninos ou meninas andando de calcinha ou cuequinha nos parques é uma coisa que não se vê. Os meninos até podem andar sem camisa, mas de bermuda. Para as meninas o peito deve estar sempre coberto, nem que seja por um top. Criança totalmente peladinha eu nunca vi!!!

Pra não chamar muito a atenção, o melhor jeito é observar o ambiente antes de escolher a roupa que vai vestir. Não acredito que alguem vá te dizer alguma coisa ou chamar a polícia, mas que todo mundo vai ficar te olhando, isso vai!!!