Skip to main content

Festa de aniversário

Nada como o tempo para nos fazer achar as festas de aniversário canadenses legais. Confesso que a primeira festinha que fui aqui me deixou um tanto decepcionada e eu, na época, achava que faria diferente com minhas crianças.

Mas depois de 3 anos indo a varias festinhas que seguiam este mesmo esquema, eu aprendi a gostar deste jeitinho canadense de comemorar. E mais do que isso, hoje eu acho que dá pra fazer festas super divertidas seguindo este esquema.

O aniversário do Eduardo foi uma das festas mais canadenses que já fui. Ele quis que fizessemos em um boliche: ele e os amigos jogaram boliche por pouco mais de 1 hora, depois comeram pizza e por fim teve o bolo de sorvete que eu levei. Foram ao todo 2 horinhas de festa e as crianças adoraram.

Normalmente os pais entram, cumprimentam o pai do aniversariante e vao embora. Só as pessoas mais próximas é que ficam.

Na maioria dos lugares que visitei, eles oferecem a comida: pizza, pipoca e suco. Geralmente 1 pedaço de pizza para cada criança e suco à vontade. Se vc quiser pode pedir mais pizza à parte. Muitos oferecem o bolo também, mas vc pode levar um bolo do seu gosto e docinhos se quiser. E essas coisas só para as crianças: nada de comida para os pais.

Quando me lembro das festinhas de aniversário que nós iamos no Brasil, eu até chego a achar que era exagerado. Tudo bem que tinha uma parte social super interessante, pois foi nestas festinhas que conheci a maioria dos pais dos amiguinhos das crianças. Mas o esquema canadense tambem pode propiciar uma parte social porque vc acaba encontrando os pais varias vezes durante o ano, só que neste caso, depende muito de cada um se aproximar ou não.

Estou começando a organizar o aniversário da Helena e pretendo seguir o mesmo esquema novamete: convido a classe inteira e alguns amigos com crianças da idade dela. Como as crianças são mais novas, é provavel que mais pais resolvam ficar para a festa. Apesar de não participarem, sempre acaba sendo divertido.

O tema??? Acho que vai ser algo tipo Princess Party (festa das  princesas) ou Tea party ("festa do chá"). Vamos ver no que vai dar!!!

Um site que esta me ajudando muito é o Help: we've got kids. Pra quem mora no Canadá, é uma ferramenta de busca muito interessante de coisas para crianças.

Não sei como estão as coisas em termos de festa no Brasil, mas aqui em Toronto as opções são infinitas. Apesar do esquemão de duas horas, com pizza e pipoca, as atividades são bem variadas. Existem os parques indoor (nunca sei traduzir isso, mas é tipo parque interno, no coberto, rs), que são os mais comuns, mas as pessoas também fazem no cinema, boliche, salão de beleza, culinária, artes, dança, circo (já fui em uma super legal), ginástica, etc... e vc também pode fazer a festa na sua casa e contratar uma empresa para animar a festa.

Só aquela festinha do Mc Donald's que eram populares no Brasil, parecem não funcionar muito por aqui. Pelo menos eu nunca vi nada parecido.

Outra opção são os parques tipo Playcenter ou para os adolescentes, levar os amigos a um restaurante ou doceria.

E por favor, não esqueça o RSVP (répondez, s'il vous plaît): assim mesmo, em francês. Vc sempre tem que confirmar a presença. E hj, depois do aniversário do Edu, eu vejo como é importante e bem menos estressante na hora da festa.

Outra coisa legal: todo mundo chega junto, exatamente no horário marcado. A festa começa com todos os convidados, sem atrasos. E quem confirmou, sempre show up (aparece). E claro, o final da festa é no horário também: se vc e seus convidados se atrasam, eles começam apagar as luzes, "te ajudar" a recolher suas coisas, porque a próxima festinha já vai começar.

Seja como for, comemorar aniversário por aqui é sempre visando o aniversariante e seus amigos. Os adultos??? Eles que façam a festa deles e contratem uma babá pra cuidar das crianças.

PS: eu vou escrever outro posts com as coisas que nao gosto, porque este esta longo demais, rs.