Skip to main content

Gêmeas com 2 anos de diferença

Eu imagino como deve ser dificil para os pais de gêmeos aguentar as inevitáveis comparações entre as crianças. É impressionante a capacidade que as pessoas têm de fazer comparações quando vêm duas crianças juntas.

E quando as crianças são irmãs, a quantidade de perguntas comparativas aumentam exponencialmente. O povo compara o peso, a altura, a cor do cabelo, o jeito de falar, as roupas que usam... tudo.

Sem querer dizer que comigo é pior, mas dizendo que tenho um agravante, minhas meninas têm entre si quase dois anos de diferença, porém a Luìsa (a caçulinha) já está praticamente da mesma altura que a Helena. Além dos desconhecidos sempre me perguntarem se elas são gêmeas, eu ainda tenho que ouvir os conhecidos dizendo que elas parecem gêmeas, rs.

Sim, é verdade... elas parecem gêmeas porque são praticamente da mesma altura, mas se vc prestar atenção por um minutinho, vc vai perceber que a Helena é mais velha e se comporta como uma criança quase 2 anos mais velha.

Só que estas perguntinhas que pra mim são repetitivas, para elas são extremamente incômodas:

a Helena fica de saco cheio porque tem que ouvir o tempo todo que a irmã mais nova está crescendo mais que ela, que a irmã mais nova come mais que ela, que a irmã mais nova está ficando mocinha antes dela...

e a Luisa fica incomodada porque todo mundo mostra como a irmã "gêmea" dela é madura, lê bem, fala bem, tem mais equilíbrio, tem mais coordenação, tem a letra mais bonita, desenha melhor...

A Helena fica preocupada porque quer crescer bastante e a Luísa preocupada porque a Helena sabe mais. E eu tenho que sacrificar momentos que seriam gastos brincando para explicar às duas que elas são apenas duas pessoas completamente diferentes e que uma não precisa ser igual à outra.