Skip to main content

Meu jeito de usar roupa de inverno

Pouco antes de vir para o Canadá eu lia qualquer coisa que estivesse relacionada com roupas de inverno e confesso que ficava muito preocupada em como seria. Cada um fala uma coisa, tem suas proprias dicas e no final de algum tempo, eu fiquei sem saber exatamente qual a melhor maneira de se agasalhar por aqui.

A grande verdade é que não existem regras rígidas e tudo depende da temperatura, de onde vc vai, quanto tempo vai ficar exposto ao frio.

No inicio, eu seguia a regrinha das camadas: principalmente pensando nas crianças, eu colocava uma camiseta de manga comprida, meia calça nas meninas (long John para o Edu), calça comprida de preferencia forrada, moleton, calça de neve, casaco de neve, touca, luvas, protetor de pescoço e saía com meus bonequinhos de pano.

O trabalho para se vestir era enooooorme e depois de vestidos não podiam ficar muito tempo esperando dentro de casa porque senao todo mundo começava suar em bicas, rs. E todo este trabalho era jogado no lixo 15 minutos depois. quando eles chegavam na escola, ou no shopping, no restaurante ou qualquer outro lugar fechado onde tinham que tirar quase tudo. O mais triste é que as roupas de neve se tira facilmente, assim como as luvas, protetor de pescoço, touca... mas e as calças forradas com meia calça por baixo???? E ficar carregando toda esta parafernalha pelo shopping??? Eu sempre levava um carrinho de bebê só pra colocar as roupas que eles tiravam, rs.

Com o tempo fomos otimizando a preparação para sair de casa e hj o trabalho diminuiu pela metade. Quando vamos para qualquer lugar fechado (escola, restaurantes, esportes...) e a temperatura esteja maior que -5 eu não super agasalho ninguém. Não vale a pena encher todo mundo de roupas se vamos ficar poucos minutos do lado de fora.

O primeiro habito que nós criamos aqui foi o de olhar o termômetro externo que eu tenho na janela da cozinha e ver a  previsão do tempo para o dia. Assim temos uma idéia se lá fora está muito frio, se tem previsão de neve, chuva ou sol e uma idéia do vento (que influencia muito a temperatura por aqui).

Ver a previsão do tempo virou quase um vicio e a tela inicial da minha internet é o site do Weather Channel. Assim, tendo uma idéia de como está o tempo lá fora, nós nos preparamos para sair.

- O casaco de neve e as botas de inverno são uniforme obrigatório. As crianças colocam todos os dias não importa para onde a gente vá. As botas já ficam perto da porta e praticamente vão sozinhas para o carro, rs.

- Vesti-los em camadas eu desisti faz tempo. Normalmente as meninas saem de camiseta (com ou sem manga comprida) direto embaixo do casaco e usam calça jeans ou meia calça de lã com saia ou vestido. O Edu usa calça jeans ou moleton e vai só de camiseta embaixo do casaco.

Calça forrada eu não compro mais porque são muito quentes e eles não gostam. Também não compro mais um monte de blusas, moletons e casacos. Nos anos anteriores eu doei tudo novinho porque não usaram e perderam.

Eles costumam ter 2 casacos de neve que são realmente quentes (um do ano anterior) e este ano estão com 2 calças de neve e acho que não precisa de mais, principalmente porque estas roupas não vao servir mais no proximo inverno.

- Touca e luvas são sempre importantes, especialmente porque aqui venta muito e faz a sensação térmica diminuir demais. Eu gosto de umas toucas que cobrem as orelhas e que normalmente são forradas e para as luvas eu prefiro o que eles chamam de mittens (são luvinhas sem dedos, como se fossem uma meia que ajudam a manter a mão mais quentinha por causa do contato entre os dedinhos).

Mas existem varios tipos de luvas e dá pra brincar bastante. Eu tb gosto de umas luvas que só cobrem até metade dos dedos, o que facilita muito para dirigir, segurar coisas, destrancar portas. E quando sentir frio, elas têm uma capinha para proteger os dedos.

Para o dia a dia eu uso luvinhas de lã fininha mesmo que já são suficientes. E com a neve eu troco as luvinhas de lã por luvas impermeáveis porque senão volta todo mundo com a mão congelada, rs.

Na maioria dos dias de inverno é assim que eles saem de casa. Quando neva eu coloco as calças de neve, não tanto pelo frio, mas porque é impossivel resistir àquela coisa branquinha chamando... Se não coloca a calça de neve, eles voltam com a calça toda molhada.

Apesar de não usarem a calça de neve sempre, eu gosto de deixa-las no carro para alguma emergência, uma mudança de planos e costumo mandar para a escola quando tem previsão de muito frio ou neve no final do dia.

Nos dias realmente frios, com temperatura abaixo dos 10 graus negativos eu coloco um moleton embaixo do casaco. As vezes, quando o vento está muito forte eu coloco o protetor de pescoço, mas geralmente eles reclamam.

Vestidos assim, a gente vai em qualquer lugar e eu só preciso carregar os casacos, luvas e toucas ( as ultimas eu coloco nos bolsos do casaco pra facilitar e nao perder, rs.).

Agora, quando o passeio é outdoor (externo), aí sim eles usam tudo o que temos para o frio. As luvas são mais quentes e impermeáveis, as meias são mais grossas e todo mundo de calça comprida e meia calça de lã, protetor para o pescoço e casaco fechado até em cima... enfim, o corpo mais coberto possivel.

Até eu tenho minha calça de neve que uso quando vou limpar a neve da garagem ou quando vamos fazer "skibunda" (descer os morros cobertos de neve com uma prancha). Aqui bem pertinho de casa tem um lugar super legal para fazer isso e as crianças amam!!!

Este ano está todo mundo super decepcionado porque não está nevando. Apesar do trabalho, inverno sem neve é muito decepcionante!!!! Eu amo a branquinha!!!

Este é o Edu preparado para tirar a neve!!!