Skip to main content

Peanut free environment (ambiente livre de nuts)

Eu já comentei aqui sobre as alergias a nuts (amendoim e seus parentes) que algumas pessoas têm aqui no Canadá. No início eu achava que era exagero, mas hj eu sei que a coisa é séria mesmo. Na escola das crianças tem uma menina que anda com uma Epipen o tempo, mesmo quando sai da classe pra ir ao banheiro.

Algumas alergias são tão sérias que só do alimento ter sido cortado com uma faça "contaminada" pelos nuts, a pessoa pode ter uma reação alérgica mortal.

Devido a estas alergia, todas as escolas por aqui tomam o maior cuidado com tudo o que se come dentro da escola e desta forma o lanche de todas as crianças tem que ser peanut-free (livre de nuts).

Nos mercados existe uma variedade enorme de bolachas, barrinhas, biscoitinhos que são peanut-free e que vêm com o símbolo ao lado, impresso na embalagem, o que facilita muito a vida da gente na hora de comprar.

E muitos lugares que recebem crianças, como os bufês de festas infantis, são também peanut-free. O local onde fiz a festinha de aniversário da Helena é um exemplo destes lugares. Tudo o que levei para a festa não podia conter nuts.

De qualquer forma, eu teria que fazer uma festa livre dos amendoins e seus familiares porque uma das amigas da Helena é alérgica e a Helena me lembrava disso o tempo todo!!!

O fato é que apesar do número de casos de alergias severas ser grande, não é muito fácil encontrar bolos nut-free que sejam garantidos pelos fabricantes. O que todos os lugares me diziam é que apesar deles não usarem amendoim em seus bolos, eles não podiam garantir que não tenha havido algum tipo de contaminação anterior em algum ingrediente: ou seja, ninguem quer se responsabilizar!!!

Foram dois dias indo de uma doceria a outra, de um supermercado para outro e sempre recebendo a mesma resposta. Só depois de muita gasolina gasta foi que eu descobri que existem locais especializados em alimentos livres de nuts. Por serem especializados, os preços costumam ser bem mais "salgados".

Outra coisa que me disseram nas minhas pesquisas, foi que para garantir que não haja nenhum tipo de contaminação, alguns ingredientes "diferentes" são usados o que altera o sabor dos bolos e que as crianças não gostam muito.

As duas docerias que encontrei aqui perto de casa pediam pelo menos 5 dias para fazer um bolo grande e então desisti e comprei um bolo normal, mas sem nuts. Para me precaver, comprei cupcakes nut-free com garantia!!!

A mãe da menina me tranquilizou em relação ao bolo e eu desesperada vendo a menina comer com o maior gosto!!! Mas no final tudo deu certo!!