Skip to main content

Só não lê quem não quer

Eu sempre fui muito interessada em livros e agora, com 3 crianças em fase de alfabetização, meu interesse é em livros infantis.

Aqui em Toronto existe um incentivo muito grande à leitura. A começar pelas bibliotecas públicas que são totalmente gratuitas e você pode levar para casa até 50 itens. Os livros podem ficar com vc por 3 semanas e se ninguém fizer uma reserva por ele, vc pode renovar o empréstimo mais duas vezes e pela internet!!!

Se o livro que vc quer não tem na biblioteca mais perto da sua casa, vc pode fazer um pedido pelo livro: eles trazem o livro para a sua biblioteca e ainda te avisam por e-mail que ele já chegou. Para facilitar ainda mais a sua vida, os livros das bibliotecas de Toronto podem ser entregues em qualquer biblioteca da cidade. Como nós frequentamos as duas que ficam perto de casa, isso facilita muiiiiito a minha vida!!!

Apesar de achar que as livrarias canadenses deixam muito a desejar, vc sempre encontra livros variados com preços bem acessíveis. Mas se comparadas com as livrarias dos EUA, eu acho que os livros novos são muito caros por aqui!!!

 Em compensaçao existem as maravilhosas lojas de roupas e produtos usados onde sempre tem muitos livros e com preços inacreditáveis!!! Uma vez nós fomos a uma delas e eu comprei vários livros infantis por 40 centavos. Mas quando chegamos ao caixa descobrimos que tudo estava com 50% de desconto, ou seja, paguei 20 centavos por cada livro.

Para quem se interessar: Value Village, Salvation Army e Goodwill. Esta lojas tem de tudo, só precisa de um pouco de paciência para encontrar. Eu particularmente não gosto muito de coisas usadas (preconceito bobo meu), mas pra quem não liga, vale a pena perder algumas horinhas dentro delas porque tem muitas coisas boas e algumas bem novinhas. E os livros sempre com preços muito baixos.

Mas voltando ao assunto: nas escolas o incentivo à leitura também é enorme. Uma vez por semana as crianças vão até a biblioteca da escola e trazem um livro para "passar a semana" em casa. Além disso, eles têm aulas de leitura com os livros da biblioteca de classe.

Uma vez por mês, eles recebem um catálogo de 4 páginas da editora Scholastic com alguns livros apropriados para a idade de cada um e com preços mais baixos. Os pais escolhem os livros, anotam o pedido e mandam para a escola com o pagamento. Em 1 ou 2 semanas eles entregam os livros para a criança na propria escola. Como prêmio, para cada livro vendido, a classe recebe um outro livro.

E como as escolas pensam que nós temos dinheiro sobrando, elas também fazem as chamadas  "book fairs" (feiras do livro). Na escola das crianças teve uma na Chapters, que é uma grande livraria canadense e esta semana vai ter outra na própria escola. Quando vc compra livros nestas feiras, a escola ganha livros para sua biblioteca.

Aqui em casa, nós vamos às bibliotecas públicas toda semana e eu deixo as crianças pegarem varios livros emprestados. E estamos sempre de olho nas liquidações das livrarias, sempre damos uma olhadinha nas lojas de usados e quando chega o verão, não perdemos uma garage sale porque as crianças crescem e os pais precisam abrir espaço para novos livros.

PS: Este ano está havendo um empenho grande da nova diretora porque a nossa bibliotecaria está querendo melhorar a biblioteca da escola. Eu pretendia ajudar no cadastro dos livros e na mudança para uma sala maior, mas agora sem o Sergio na retaguarda estou meio sem tempo. Mas vou tentar me organizar para dar uma ajudinha.