Skip to main content

Grosseria pode ser apenas tradução errada?

As vezes eu tenho a impressao de que algumas pessoas muito grosseiras na verdade não sabem falar inglês direito e acabam traduzindo sua lingua-mãe e mudando totalmente o sentido do que gostariam de dizer.

Há algumas semanas atrás eu tentei me aproximar de uma polonesa da escola das crianças. Ela só tem uma filha da idade da Luisa e a menina nunca participa de nenhum playdate (qd as crianças vão passar a tarde na casa do colega). Os pais trabalham e normalmente correm até a escola para pegar a menina e levar para a casa da avó.

Eu fico morrendo de pena da menina que só fica vendo a criançada indo de uma casa na outra e ela sempre sozinha. Cheguei para a mãe e perguntei se a menina não gostaria de ir na minha casa brincar com a Luisa e a Helena. A mãe vira e diz:

- Eu vou ver se ela está interessada!!!

Eu confesso que fiquei pensando nesta frase por varios dias sem saber ao certo se foi um talvez, se eu deveria insistir ou esquecer. Esqueci.

Esta semana o pai da menina veio todo sorridente para o meu lado. Eu chegava na escola e ele fazia questão de me cumprimentar, veio me perguntar se eu era brasileira ou portuguesa, falou do clima, da escola, da alergia que ele tem ao frio...

Eu achei toda aquela simpatia muito estranha... porque ele no máximo fala "bom dia" sem sorrisos.

Hoje finalmente eu descobri a razão de tudo. A mãe da menina veio me perguntar se as meninas não poderiam se encontrar no march brake para brincarem um pouquinho!!! E então marcamos que a menina vem aqui em casa na sexta-feira porque eu vou viajar a semana que vem (advinha pra onde????).

E agora eu pergunto: será que a moça na verdade não soube me responder, não soube o que dizer e por isso pareceu tão rude? E será que todo este povo mal educado que eu encontro por aqui na verdade tem apenas um problema de tradução errada???

Eu mesma respondo: não! Tem gente que é grossa mesmo independente da lingua. Porque eu já vi coisas que cair a cara e a pessoa foi extremamente grosseira sem falar uma palavra, rs rs rs.