Skip to main content

Quem é quem?



A foto aí de cima foi pega na internet a partir das palavras-chave: toronto catholic school board. É uma foto de uma escola católica qualquer da cidade de Toronto no momento em que todos os alunos ficam em pé para cantar o Oh Canadá (hino nacional, cantado diariamente nas escolas canadenses antes do início das aulas).

Esta foto não é da escola dos meus filhos, mas não faz muita diferença, porque na verdade todas as escolas publicas e católicas aqui são assim: multi-raciais. E os pais destes alunos têm as mais variadas profissões.

Olhando estas crianças, nós podemos até tentar adivinhar de onde vieram seus pais, mas não temos como saber qual o nivel cultural e financeiro que eles têm. Certamente o pai de um deles trabalha na construção civil, outro pode ser médico, deve ter um que trabalhe com business ou marketing e talvez até tenha um engenheiro. A Luisa tem uma amiga cujo pai é bombeiro, e o pai de outra amiga é pedreiro, o pai de uma terceira tem uma funilaria e a mãe de uma amiga da Helena é enfermeira.

Apesar das escolas católicas só aceitarem crianças católicas ou filhas de pai ou mae católico, ainda assim, a variedade é grande. E nas escolas públicas o infinito é o limite, rs (tem até católico).

No início eu confesso que foi um pouco chocante! Eu sempre me lembrava de uma entevista do Raí (jogador de futebol) que foi jogar na França e se assustou quando descobriu que a filha dele ia estudar na mesma escola que a filha da empregada, rs. Infelizmente brasileiro não está acostumado com isso.

Mas quando eu vejo aquela criançada correndo no gramado da escola, todo mundo tão diferente e ao mesmo tempo tão iguais, tendo as mesmas oportunidades, eu sinto uma alegria enorme. É muito rico conviver com o diferente, mesmo no nosso caso em que todos são católicos.